Itaú compra Credicard e avança na área de cartões

Leia em 3min

Fontes afirmam que aquisição está fechada; banco confirma negociação, mas garante que não há contrato firmado

O Itaú Unibanco fechou na madrugada de quinta-feira a compra da Credicard, segundo fontes próximas à negociação. O banco estava sozinho na disputa pela financeira do Citibank depois dos concorrentes Bradesco e Santander desistirem do negócio na semana passada, conforme antecipou no domingo o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

Em resposta a questionamento da BM&FBovespa sobre a conclusão da operação, o Itaú negou que o negócio esteja fechado. "Não há qualquer transação ou contrato firmado que justifique a divulgação de fato relevante", disse o banco, em comunicado.

O vice-presidente executivo e diretor de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, Alfredo Setubal, disse ontem que as negociações com o Citibank para a aquisição da Credicard continuam em curso, mas negou que o acordo tenha sido concluído. "Comprar e vender um negócio às vezes dá certo ou não. Estudar alternativas é comum em qualquer setor da economia", disse em entrevista a jornalistas após um encontro com investidores e analistas promovido pela Apimec Rio.

Durante a apresentação a analistas, Setubal ressaltou que o Itaú tem grande interesse no segmento de cartão de crédito. "É um negócio que a gente gosta e somos líderes de mercado. (...) É um segmento que vem crescendo de 15% a 20% ao ano (nos bancos) e que ainda não esgotou seu potencial", disse.

A operação de cartão de crédito gerou um saldo de R$ 41,362 bilhões no balanço do primeiro trimestre do banco, um crescimento de 13,1% sobre março de 2012. Na Redecard, braço de adquirência do grupo, o Itaú Unibanco capturou R$ 74 bilhões em transações nas suas máquinas de cartões durante o primeiro trimestre, valor 18,1% superior ao apurado há um ano.

Setubal frisou que o cartão de crédito é o caminho mais curto para atingir o cliente de baixa renda que não quer utilizar o serviço bancário, mas busca crédito no mercado. A parceria com redes varejistas também deve ser fortalecida pelo banco para aumentar a prospecção de clientes de baixa renda.

Favorito. Desde o início das negociações, o Itaú já era visto como o favorito pelo mercado para levar a Credicard. O interesse do banco no ativo se justifica pelo fato de já ter sido dono da empresa no passado. No final de 2006, o Itaú vendeu 50% da Credicard ao Citibank por R$ 280 milhões. Por isso, conhece bem o negócio que está colocando dentro de casa.

A partir da aquisição da empresa, o Itaú reforça sua atuação num segmento do qual já é líder. Com sete milhões de clientes, a Credicard possui 4,7 milhões de cartões de crédito, respondendo por cerca de 10% do faturamento do setor no País. O negócio, porém, pode incluir uma área de financiamentos que engloba os segmentos de crédito ao consumo (incluindo consignado) e imobiliário.

Além disso, a aquisição da Credicard pode reforçar o braço de adquirência do Itaú. No final do ano passado, o banco fechou o capital da Redecard. Ao integrar a empresa, a instituição visa a ganhar sinergias e crescer no segmento.

Oficialmente, o Itaú foi o único banco que confirmou a entrega da proposta pela aquisição da Credicard, cuja primeira rodada terminou em 12 de abril. Uma nova etapa de negociações pela financeira foi feita semanas atrás após o Citibank ter avaliado como pouco atrativas as propostas feitas por Santander, Bradesco e Itaú, segundo fontes de mercado. O xeque-mate para o Itaú levar a Credicard foi a desistência dos outros dois concorrentes.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Para TIM, divisão de rede 4G com Oi está equilibrada

Uma semana depois de dar início ao serviço de quarta geração de telefonia móvel no pa...

Veja mais
Itaú compra Credicard por quase R$ 3 bi

Com cerca de 10% do mercado de cartões, empresa também era disputada pelo Bradesco e pelo SantanderS&oacut...

Veja mais
GS1 Brasil cria sistema de controle de validade à supermercadistas

Sistema promete automatizar o processo, tornar a operação de checkout mais ágil, além de gar...

Veja mais
Supermercados devem ter caixas operados por clientes em 2013

Sistema em funcionamento no Paraná desde novembro chegará a outros três Estados   ...

Veja mais
Itaú está sozinho na disputa pela Credicard

O Citi negocia com exclusividade com o Itaú Unibanco a venda de sua unidade de cartões, a Credicard, segun...

Veja mais
Novas empresas aderem às vendas on-line

Motivados pela perspectiva de que o número de internautas no País cresça a cima dos 10% ao ano, mui...

Veja mais
Bradesco desiste de comprar a Credicard

O Bradesco desistiu de comprar a Credicard, em processo de venda pelo Citibank, segundo fontes próximas às...

Veja mais
Smartphone barato ainda é dúvida

Quase um mês depois de entrar em vigor, medida que zera alíquota de PIS e Cofins para celulares fabricados ...

Veja mais
Insatisfação com as teles aumenta em 10 anos

Pesquisa da Anatel comparou avaliações de usuários em 2002 e 2012; nos celulares pré-pagos, ...

Veja mais