As vendas no varejo virtual subiram 1,9% e maio, sobre um ano antes, segundo o Índice GfK-4E de Atividade no Varejo Eletroeletrônico, indicador que antecede o resultado do setor antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística.
Apesar do incremento na comparação mensal, o índice reportou ligeira baixa, de 0,2%, no dado livre de influências sazonais, um dos motivos para o resultado menor que o esperado foi a greve dos caminhoneiros, que paralisou o País nos últimos dez dias de maio e colocou em estado de alerta boa parte dos consumidores, que preferiram não comprar pela internet com receio de que os produtos não chegassem.
Quando analisado o resultado em 12 meses, o incremento foi na casa dos 0,8%, dado que acompanha o incremento médio verificado nos últimos meses. Em abril, na comparação com março, a alta nas vendas no ambiente digital foi de 2,5%, enquanto a alta quando comparado ao mesmo mês do ano passado foi de 7,3% no nível de atividade dos lojistas virtuais.
Fonte: DCI