A tecnologia está dominando cada vez mais o mundo moderno, e com isso as pessoas estão se tornando adictas em tecnologia, ou mais comumente chamadas de tech addict. E com toda essa evolução, as marcas e negócios precisam se recriar de uma forma que possa acompanhar as mudanças e os potenciais clientes.
Isso fez com que o varejo se reestruturasse, tendo por objetivo engajar e impactar os consumidores no Ponto de Venda (PDV). As lojas foram modernizadas, tornando-se ambientes sensoriais e envolventes, o que deixa a experiência de compra potencializada e prazerosa.
O setor varejista está se reinventando cada vez mais para continuar tendo competitividade no mercado, além de estar atendendo a todas as novidades relacionadas à tecnologia. Para a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), o segredo é investir em tudo o que seja capaz de criar estímulos no consumidor, sejam auditivos, visuais ou interativos. Isso é o que vai fazer a conversão de vendas acontecer.
Estudos apontaram um crescimento entre 4% e 8% na receita para empresas que se destacaram por proporcionar uma experiência digital ao cliente. A executiva explica ainda a mudança na forma de consumir: o consumidor passou a ser mais exigente e atento às tendências tecnológicas.
Mesmo com a praticidade das compras virtuais, muitos consumidores ainda prezam pelas experiências vividas na loja, principalmente aquelas tecnológicas, como Data Base, Analytics, realidade aumentada, exposição em loja e estímulos auditivos, sensoriais e olfativos. Esse tipo de interação com o cliente está proporcionando a experiência e a sensação que o consumidor está buscando, afirma a executiva.
Realidade aumentada e virtual (AR/VR)
Uma experiência incrível possibilitada pela tecnologia é a integração de elementos físicos, visuais e online em um mesmo espaço com a realidade aumentada e a realidade virtual. A diferença entre essas duas realidades está em sua semântica e na interação, sendo possível a criação de um mundo totalmente novo, com projeções feitas sob medida e ações interativas.
A Harvard Business Review publicou um artigo mostrando que mais de 30% dos varejistas e setores de TI pretendem investir em operações de AR até o ano de 2020. Isso está aumentando o otimismo do mercado, e o resultado pode chegar a até 20% de aumento no nível de satisfação dos clientes nas redes varejistas de acordo com a International Data Corporation (IDC).
Analytics e Data Base
O Business Intelligence e Analytics estão cada vez mais populares, e, conforme o novo discurso do varejo, a tecnologia pode possibilitar informações "real time", fazendo com que o profissional entenda melhor o que o consumidor busca. Dessa forma, o varejista consegue proporcionar uma experiência de compra mais prazerosa.
De acordo com dados apresentados pela NRF 2019 - Retail's Big Show, cerca de 72% dos profissionais concordam que treinamento com esse tipo de ferramenta tem um impacto positivo para o consumidor no momento da sua compra.
A inserção do digital facilita a comunicação, além de fornecer informações em tempo real, o que ajuda no gerenciamento de tarefas, tornando-o mais eficiente. Atualmente, no Brasil, ainda são pouco usadas essas novidades, mas há uma grande possibilidade de consolidação e crescimento.
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Fonte: Terra