Black Friday: gasto médio do consumidor deve ser de R$ 1.300, aponta pesquisa do Google

Leia em 2min 30s

Os consumidores também estão cada vez mais preparados para realizar essas compras: 69% já sabem que categoria vão comprar, e o gasto médio dos consumidores deve ser de R$ 1.300,00.

 

O Google divulgou nesta terça-feira (8) dados inéditos de uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday. A pesquisa, encomendada pela empresa e realizada pela Provokers, ouviu 1.500 consumidores online de todas as regiões do país, em julho de 2018.

Mais que um dia

 

A cada ano, o evento se transforma em algo maior que um dia: 76% dos consumidores entendem que a Black Friday é mais do que só quinta e sexta-feira, incluindo não só os dias anteriores e posteriores, mas também o mês de novembro inteiro.

 

Essa edição também deve ser marcada pela expansão de sortimentos. Smartphones, eletroeletrônicos, moda e beleza eram as categorias mais compradas pelos brasileiros. Porém, segundo a pesquisa, 87% dos consumidores pretendem comprar mais de uma categoria de produtos em 2019, com média de 6,5% categorias por consumidor. Em 2018, eram apenas 3,9 categorias.

 

A expansão de sortimentos representa uma oportunidade para novas indústrias e serviços, com destaque para as categorias com maior crescimento de intenção de compra — comparando 2018 e 2019.

 

·         Veículos + 300%

·         Plano de celular + 250%

·         Bebidas não alcoólicas + 200%

·         Serviços financeiros  + 200%

·         Imóveis + 200%

·         Alimentos + 150%

·         Cursos + 133%

 

Outro dado interessante é que 71% dos entrevistados afirmam terem feito pelo menos uma compra na Black Friday de 2018 em lojas diferentes do que costumam comprar. Em 2019, o percentual sobe para 84%.

 

No entanto, apenas 33% deles compraram em algum varejista que não conheciam ou que nunca tinham ouvido falar. Por isso, é importante que o varejista trabalhe a construção da sua marca antes do início da temporada, aconselha José Melchert, head de indústria e varejo do Google.

 

Construindo uma marca forte

 

Fazer o que ainda não foi feito, baseado no atributo mais forte e que diferencia a sua marca. “A construção não acontece só na data, mas sim durante toda a temporada. O consumidor fornece o tempo todo sinais de intenção do que procura, do que não gosta, se gostou do anúncio etc. É fundamental estabelecer a conexão antes da data”, afirmou Melcher.

 

Ainda segundo a pesquisa, 28% dos e-shoppers brasileiros têm o app do seu varejista favorito instalado. Por isso que criar condições especiais para transações via app durante a Black Friday é tão importante para continuar o relacionamento após a data e evitar as altas taxas de desinstalação.

 

Fonte: E-Commerce Brasil

 

 


Veja também

Black Friday 2019: Como preparar o seu e-commerce

  Embora pareça que falta algum tempo para que a Black Friday 2019 aconteça, os dias que precedem o ...

Veja mais
Varejistas deixam preço baixo de lado e investem em hiperconveniência na Black Friday

Em um evento realizado nesta terça-feira (8), em São Paulo, o Google apresentou os resultados da pesquisa ...

Veja mais
Pesquisa mostra aumento das intenções de compra na Black Friday

A intenção de compras dos internautas durante a Black Friday deste ano aumentou 58% com relaç&atild...

Veja mais
Homens fazem mais compras de supermercado online do que mulheres, afirma estudo

Um novo estudo divulgado pela Kantar, ajuda a confirmar que muitos dos estereótipos de gênero propagados po...

Veja mais
95% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pela plataforma de comércio eletrônico Zoom, mostrou que a Black Friday está cada...

Veja mais
Black Friday 2019: números comprovam o crescimento e a adesão dos consumidores

A Black Friday, conhecida mundialmente pelas promoções na internet, é uma das datas comerciais mais...

Veja mais
Comércio Eletrônico Avança

As vendas no comércio eletrônico tiveram variação de 68,35% entre janeiro de 2018 e agosto de...

Veja mais
Varejo online: idosos preferem comprar pelo app

A população brasileira está envelhecendo. Dados do IBGE estimam que nos próximos 20 anos mai...

Veja mais
Black Friday: brasileiros pretendem gastar mais de R$ 1.000 em 2019

Uma pesquisa realizada pelo Zoom, plataforma de comércio eletrônico, indica que 60% dos brasileiros pretend...

Veja mais