A população brasileira está envelhecendo. Dados do IBGE estimam que nos próximos 20 anos mais de 88 milhões de brasileiros terão, no mínimo, 60 anos. No entanto, como essa mudança demográfica impactará o varejo online?
Foi pensando em responder a essa pergunta que a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) realizou uma pesquisa com consumidores dessa faixa etária.
De acordo com o estudo, 54% dos idosos entrevistados têm como principal fonte de renda a aposentadoria. 13% mantêm um emprego informal, enquanto 12% ainda trabalham com carteira assinada. Dos participantes, 41% eram da classe C. O número de pessoas da classe B era similar: 42%. Apenas 4% se declaram da classe A.
Como os idosos lidam com o varejo online e físico?
Os pesquisadores do SBVC perguntaram aos idosos quais aspectos do varejo físico mais os incomodava. O preço dos produtos foi mencionado por 63% dos idosos. A falta de empacotadores, ou funcionários para os auxiliarem, desagrada 54% dos entrevistados. Por fim, 26% disseram que não gostam da impaciência dos vendedores.
Apesar de essas perguntas terem sido realizadas usando os hipermercados como exemplo, é possível contextualizar as respostas para a realidade do varejo moveleiro. Afinal, 74% dos idosos ouvidos disseram que deixam de frequentar um comércio se o atendimento for ruim.
Quando questionados sobre as compras online, 76% dos idosos disseram que compraram pelo site ou pelo aplicativo da loja. 66%afirmam que compraram na loja e pediram para o produto ser entregue em casa. 47% disseram que compraram pelo telefone.
Assim, o estudo também mostra um crescimento no uso do Smartphone por essa faixa etária: 64% afirmaram que usaram esse tipo de equipamento para comprar — há dois anos, esse índice era de apenas 24%.
Os aplicativos também estão no gosto dos consumidores com idade superior a 60 anos: 35% compraram pelo app da marca. Em 2017, essa modalidade de compra foi lembrada por 12% dos entrevistados. Ao que tudo indica, os idosos estão deixando de visitar os sites das marcas, pois em 2017, 27% deles disseram que compraram no site. No ano passado, 21% disseram ter feito isso. Em 2019, apenas 17% compraram nessa modalidade de varejo online.
Fonte: eMóbile