Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados

Leia em 3min 20s

Há três meses, o analista de sistemas Daniel Vieira, 37, passou a fazer compras no Centerbox Supermercados por meio do aplicativo da empresa. Com alguns cliques, ele faz compras semanais e recebe os produtos “na porta de casa”. Antes, a atividade ocupava cerca de três horas por semana — incluindo o tempo de deslocamento e a fila do caixa. Ainda que precise ir ao mercado quando falta algum produto, a economia de tempo é perceptível.

 

“Tendo o aplicativo no celular é mais fácil [do que comprar por sites]. Quando preciso ir atrás de um produto, não fico preso ao computador, vou me deslocando pela casa”, acrescenta Daniel, que se diz adepto às novidades tecnológicas que proporcionam facilidades no dia a dia. A plataforma está em funcionamento desde abril de 2019 e foi criada pela Mercadapp, startup especializada em oferecer soluções para o setor supermercadista.

 

O aplicativo do Centerbox Supermercados atende todas as regiões de Fortaleza e o município de Caucaia, na Região Metropolitana da Capital cearense. Percebendo “a necessidade do mercado”, a empresa aderiu ao aplicativo próprio buscando oferecer “comodidade, facilidade e praticidade” aos clientes, além de mais uma opção de canal de vendas, segundo o supervisor operacional Claudemilson Vasconcelos.

 

O supervisor também aponta como benefício para o cliente as ofertas exclusivas às quais tem acesso ao comprar pelo aplicativo. “E fica a critério dele receber em casa ou retirar suas compras em uma das quatro lojas cadastradas.”

 

Mais independência

 

Para além da praticidade no dia a dia, a opção de fazer compras pelo smartphone representa um ganho de autonomia para a servidora pública Valdira Trévia de Oliveira, 50, e o massoterapeuta aposentado Regivaldo de Oliveira Figueiredo, 69. Ambos têm deficiência visual e relatam ter facilidade para navegar no aplicativo. “É uma coisa muito prática e muito boa. Para o cego, é uma ferramenta imprescindível”, afirma Regivaldo.

 

Eles já realizaram duas compras na plataforma do Centerbox Supermercados — uma em um celular com sistema operacional Android e outra em um iPhone — para testar a acessibilidade em relação ao leitor de tela. Regivaldo conta terem ficado surpresos com o processo. “A palavra certa é deslumbrado”, corrige-se.

 

Por precisar da ajuda de outras pessoas para ir à loja e realizar as compras, Valdira relata que o aplicativo criado pela Mercadapp surgiu para “facilitar a vida” do casal. “O aplicativo veio para facilitar mais a vida da gente, tornar mais acessível, [e para] a gente ter autonomia para navegar no mercantil, ver os produtos, ver os preços”, conta. “Nós já temos muitas dependências que não podem ser subtraídas, e essa é uma a menos. Estou deitado, pego meu telefone e faço [a compra]”, complementa Regivaldo.

 

Mudanças necessárias

 

Para a implantação do novo modelo de venda no Centerbox Supermercados, Vasconcelos explica que a operação de loja passou por treinamento para atender a esses clientes. “Foi necessária uma adaptação interna para gerir as vendas online. A mudança na operação aconteceu desde a separação de pedidos até a logística”, afirma. Com a plataforma em funcionamento, o supervisor afirma notar uma crescente adesão dos clientes à nova opção de consumo. “Com todo nosso trabalho e atenção ao cliente, percebemos um aumento crescente nas vendas online a cada mês.”

 

A Mercadapp

 

Criada em 2015, a startup cearense oferece aplicativo personalizado, site, módulo de encartes e plataforma de gestão como soluções para empresas do setor supermercadista. Entre as funcionalidades estão integração ERP, cadastro de produtos, impulsionamento, pagamento online notificações para publicidade e assessoria digital para os supermercados clientes. Com as lojas clientes, a Mercadapp está presente em mais de 15 cidades e já entregou mais de 40 mil pedidos.

 

Fonte: O Povo

 


Veja também

Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online

Os assistentes de voz inteligentes chegaram ao mercado e mudaram a forma como as pessoas interagem com aparelhos digitai...

Veja mais
Código de produtos orienta o consumidor na Black Friday

A numeração do código de barras impresso na embalagem dos produtos, que o consumidor conhece bem, &...

Veja mais
Elétricos e eletrônicos são preferidos na Black Friday

A Black Friday se aproxima e o varejo já inicia as campanhas para incrementar as vendas, que se estendem normalme...

Veja mais
Marcas fazem caminho do on-line para o mundo real

A economia digital provocou impactos profundos no varejo tradicional, a ponto de muitos preverem que o futuro seria do c...

Veja mais
Como equilibrar margem de lucro e volume de vendas na Black Friday

As grandes redes varejistas começam a se preocupar com a Black Friday até seis meses antes do evento. A es...

Veja mais
Intenção de compra na Black Friday sobe e varejistas se preparam para as vendas

A cada ano, a Black Friday vem ganhando mais força no Brasil e tudo indica que a edição de 2019 ser...

Veja mais
Pesquisa: acessibilidade é fator decisivo para 89% dos consumidores com deficiência

A  Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Toluna, realizou um estudo sobre os há...

Veja mais
Varejo e indústria se unem para atrair consumidores na Black Friday

A brMalls e a Consul fecharam parceria inédita para a Black Friday. As gigantes do varejo e indústria apos...

Veja mais
Brasileiro pesquisa e fica atento às promoções da Black Friday

Aos poucos, a Black Friday vem caindo no gosto do brasileiro, que já se planeja para comprar e pesquisa para enco...

Veja mais