Vendas por WhatsApp e compras na modalidade click & collect são exemplos de dois formatos que ganharam bastante força no varejo alimentar durante os últimos meses. Mas as possibilidades para você se diferenciar e proporcionar ainda mais conveniência ao shopper não param por aí. “O modelo de clube de assinaturas é uma grande oportunidade”, diz a CEO da Connect Shopper, Fatima Merlin, especialista em varejo.
“Trata-se de um mercado que tem gerado uma movimentação na casa de R$ 1 bi e que cresceu três dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. Mas ainda está concentrado nos segmentos de games, vinhos, livros, cerveja, pets e beleza. Os supermercados tradicionais não aderiram ao formato”, analisa. E motivos para estudar a implantação dessa frente de negócios não faltam!
“Quando a gente pensa no formato de clube de assinaturas para supermercados, uma questão importante é que essa é uma ferramenta de fidelização do cliente, otimização de estoque e diminuições de custos operacionais”, afirma Fatima. Quer saber por quê? Resumimos os insights da especialista em cinco tópicos:
- Fidelização: conhecendo os hábitos de consumo do cliente em profundidade, por meio do serviço, é possível ofertar os produtos mais relevantes, além de informações personalizadas sobre benefícios, lançamentos, ações e formas de pagamento. Sem falar que esse é um caminho para estabelecer uma conexão mais forte, uma comunicação contínua com os consumidores, recebendo, também, feedbacks mais rápidos.
- Faturamento regular: ao passo que você estabelece uma taxa mensal ou semanal para os serviços de assinatura, ganha mais controle e pode implementar melhorias no fluxo financeiro. Além de usufruir de maior segurança com relação a fraudes e reduzir os riscos de inadimplência.
- Otimização do estoque: já que é possível controlar e ter maior previsibilidade em relação à demanda dos itens, a gestão de estoques fica mais eficiente. E isso é uma grande oportunidade para o varejo tradicional, por evitar tanto a ruptura como os superestoques.
- Redução dos custos operacionais: como todo o processo acontece por meio da assinatura e da demanda, pode-se gerenciar melhor o processo de compras e envios. Com esse controle, você otimiza os seus recursos e diminui eventuais custos operacionais, inclusive com retrabalhos.
- Benefícios para o shopper: quando as compras recorrentes ocorrem de forma automatizada, tornam-se uma preocupação a menos. Para definir o produto ou a categoria que mais combina com o perfil do shopper, é preciso conhecer o cliente a fundo. “Existe toda uma curadoria para maximizar o efeito de encantar e sensibilizar o shopper. Ele precisa ter uma experiência única, caso contrário não valerá a pena pagar pelo serviço.”
Estratégia 360°
Ainda de acordo com Fatima, as palavras de ordem para trabalhar com um clube por assinatura são: comodidade, preço acessível, inovação, relevância, diferencial, surpresa e consistência na entrega.
Ela ressalta que é necessário estar com o radar ligado para reter a base de clientes ao longo do tempo. Oferecer um algo a mais, como dicas de receita, sugestões para aproveitar melhor os produtos, brindes e lançamentos, pode ajudar.
“Não adianta só ter o produto certo se você não tem as promoções adequadas e a precificação correta. Tudo isso precisa estar integrado em uma estratégia 360° para você criar uma verdadeira proposta de valor e manter o interesse do consumidor pela assinatura.”
Formato na mira da Dalben
Na opinião da diretora de marketing da rede Dalben supermercados, Fernanda Dalben, o segmento ainda não aderiu ao formato por motivos operacionais. “O setor ainda está aprendendo a trabalhar com a questão do e-commerce, a logística e a entrega. E um clube por assinaturas exige que você tenha um processo muito bem definido. Mas existe, sim, oportunidade no segmento. É uma compra certa, você fideliza e engaja o cliente, que vai receber os produtos da sua empresa o tempo todo.”
Não à toa, a rede tem planos de trabalhar nessa frente. “A ideia é operar com uma periodicidade mensal e facilitar a vida dos consumidores com um clube de assinaturas que atenda às aquisições recorrentes ou àquelas que costumam frequentar as cestas dos consumidores ávidos por novidades, como vinhos e cervejas artesanais.”
Shopper: 100% online e por assinatura
Criada em 2015, a proposta da plataforma Shopper.com.br é ser um e-commerce de supermercados focado em compras recorrentes, que funciona como um serviço de assinatura e garante uma economia de cerca de 10% ao consumidor final. Desde o anúncio da pandemia, o faturamento da empresa mais do que dobrou e a base de usuários saltou de 130 mil para mais de 200 mil.
“Conseguimos ter preços melhores, mesmo em comparação às grandes redes, que têm poder de barganha. E quanto mais crescemos, melhores eles podem ser. Já economizamos mais de R$ 8 milhões de nossos clientes”, diz o CEO e cofundador, Fábio Rodas, acrescentando que a plataforma mostra a cada usuário o valor poupado.
A Shopper.com.br atende a cerca de 750 bairros da capital paulista, além da região do ABC, Alphaville, Aldeia da Serra e Barueri (todas na Grande São Paulo). “Somos especializados naquelas compras em grandes quantidades, que são pesadas e chatas de comprar pessoalmente, como produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Pelo site, o consumidor escolhe os produtos e, automaticamente, nosso sistema conduz para a recorrência.”
Ou seja, no mês seguinte, o cliente recebe um alerta de confirmação de pedido, com o mesmo catálogo de produtos que selecionou, e tem a liberdade de retirar, trocar ou adicionar itens em sua cesta, além de poder cancelar a assinatura, sem custo nenhum.
Fonte: Super Varejo