A pandemia parece mesmo ter acelerado a digitalização de alguns processos, como é o exemplo dos pagamentos. Hoje, é cada vez menos comum a utilização do dinheiro físico, e maquininhas de cartão também parece perder espaço para os pagamentos contactless. De acordo com pesquisa realizada pelo Capterra, houve um aumento de 32% no volume de pagamentos digitais desde o início da pandemia.
O levantamento mostra ainda que, entre os consumidores que possuem carteira digital instalada, 96% pretendem seguir ou começar a utilizar a tecnologia após o término da crise sanitária, confirmando a consolidação deste meio de pagamento.
Já o número de consumidores que possuem carteira digital e dizem não utilizá-la caiu 72% em comparação ao período pré-crise — de 18% para 5% dos entrevistados, respectivamente.
Mais seguro ou mais suscetível a fraudes?
São dois os principais fatores apontados pelos consumidores em defesa do pagamento digital: a maior segurança, citado por 29% dos usuários, e a não necessidade de contato com terceiros, 28%
Ainda que a segurança desse tipo de transação comparada aos cartões seja vista como a principal vantagem pelos que utilizam as carteiras digitais, o medo de ataques é uma realidade.
Tanto os usuários da tecnologia como os que inda não aderiram à modalidade, 70% apontam receio com falhas de proteção que possam resultar em roubo de dados
Consumidores enxergam fim próximo do dinheiro físico
O Capterra comparou a preferência do consumidor quanto aos meios de pagamento. Dos entrevistados, apenas 18% dizem preferir pagar usando dinheiro físico. Outros 22% preferem cartões de crédito, 32% optam mais pelo débito e 23% escolhem o pagamento digital
A preferência pelas carteiras digitais é maior entre os brasileiros com rendas de 7 a 15 salários mínimos: 40%.
De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados afirmam ser mais provável comprar de estabelecimentos que aceitam pagamentos sem dinheiro físico do que daqueles que não. Além disso, 67% dizem que se sentiriam confortáveis vivendo em uma sociedade sem dinheiro físico.
“Como mostram os dados, a adaptação dos negócios aos novos métodos e hábitos de pagamento, com o impulso extra trazido pelo coronavírus, pode representar uma questão de sobrevivência para muitos negócios tanto no curto como no longo prazo”, destaca Lucca Rossi, analista responsável pelo estudo.
Fonte: Consumidor Moderno