População 60+ já comprava online antes da pandemia

Leia em 1min 30s

Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, a onda de compras online já era uma realidade para 82% da população com mais de 60 anos. É o que revela o estudo realizado da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a AGP Pesquisas, ao atualizar as suas pesquisas feitas em 2017, 2018 e 2019, com informações sobre os atuais hábitos de compra da população dessa idade.

“Realizamos este estudo para analisar os fatores que levam este público a consumir, que aspectos eles mais prezam em suas compras e a presença do varejo digital entre essa população. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a respeito da pesquisa realizada com 503 entrevistados de todo o País.

O levantamento revela inclusive que durante a pandemia, apenas 18% dessa parcela realizou a sua compra online pela primeira vez. No geral, enquanto 71% optou pelo smartphone na hora das compras, 46% preferiu os aplicativos.

Levando esses novos comportamentos em consideração, o IBGE prevê que nos próximos 20 anos, a população acima dos 60 anos triplicará, podendo chegar a 88,9 milhões de brasileiros (39,2% da população).

Atualmente, 88% desse público continua sendo responsável pelo controle das suas finanças e decisões de compra em sua residência. Antes da pandemia, 53% deles optavam pela ida semanal aos supermercados para comprar os itens básicos, e 35% iam eventualmente aos shoppings centers. Ou seja, quando se trata de mix de consumo ou canal de reposição mensal, a população com mais de 60 anos procura mesclar entre as lojas físicas e online.

 

Fonte: Super Varejo


Veja também

Black Friday: dispositivos tecnológicos lideram intenções de compras

A categoria de produtos tecnológicos é a mais procurada por consumidores brasileiros para a Black Friday, ...

Veja mais
Pix nos supermercados: sistema promete benefícios ao varejo on e offline

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, pode ser mais um aliado dos supermercados, sejam online ...

Veja mais
Comércio eletrônico deve chegar a 11% de participação no mercado

Para o Goldman Sachs, a retomada das operações nas lojas físicas e as menores restriçõ...

Veja mais
Euromonitor: 60% dos consumidores devem manter hábito de compra online

Nos últimos cinco anos, o e-commerce nos mercados emergentes — como Brasil, Colômbia, Indonési...

Veja mais
Pagamento por aproximação triplica no Brasil com pandemia, diz Visa

O uso do pagamento por aproximação triplicou no Brasil na esteira da maior demanda das pessoas por recurso...

Veja mais
30% dos consumidores já usam meio de pagamento de uma big tech, diz estudo

Segundo um relatório da consultoria francesa Capgemini, pelo menos 30% dos consumidores já utiliza meios d...

Veja mais
72% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday

Sim, os brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday 2020. É o que revela a pesquisa exclusiva do Mé...

Veja mais
Prepare seu e-commerce para o tráfego da Black Friday e Cyber Monday

Projetar cenários é algo que fazemos com frequência no mercado da tecnologia. Mas o aumento de tr&aa...

Veja mais
E-commerce no Brasil avançou 10 anos em 10 semanas

De uma hora para outra, os CEOs das varejistas pelo Brasil afora reduziram drasticamente a variedade de preocupaç...

Veja mais