Black Friday fatura mais de R$ 5 bilhões este ano

Leia em 1min 40s

Apesar da pandemia, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou que as vendas online da Black Friday deste ano atingiram o faturamento de R$ 5,1 bilhões, entre os dias 26 e 27 de novembro, na comparação com o mesmo período do passado. O aumento representa uma arrecadação 31% maior, e quando é feito um recorte da semana da Black Friday (entre 23 e 27 de novembro), esse percentual chega a 45% de crescimento, com total de R$ 6,9 bilhões.

Um exemplo desse sucesso pôde ser comprovado inclusive na rede de supermercados gourmet de Belo Horizonte (MG), o Grupo Super Nosso – que possui 51 lojas físicas (entre supermercados, lojas de proximidade e atacarejos), além dos canais de vendas online. Durante a semana da Black Friday, a rede registrou um crescimento de mais de 250% no seu e-commerce, na comparação com o mesmo período de 2019.

Além disso, o Super Nosso constatou que houve um aumento de 30% no tíquete médio, devido ao grande volume de compras voltadas para as festas de fim de ano. Os produtos mais vendidos, nestes casos, foram as garrafas de vinhos e os destilados. Já nas lojas físicas eles tiveram um relativo movimento, mas nada comparado ao que foi faturado nos anos anteriores. Ou seja, com a pandemia, o consumidor preferiu optar pelas compras online.

Outros setores

Segundo a ABComm, um dos setores que também apresentou um maior crescimento em relação ao último ano, durante a Black Friday, foi o de food delivery.

Devido a pandemia, a Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, apresentou um crescimento no volume de entregas de 321% em relação à última Black Friday, além do recorde de 7.600 entregas diárias. "Com a adesão de marketplaces e dos próprios comerciantes que fornecem promoções na Black Friday, vimos um aumento do número de usuários que solicitam entregas. Para lidarmos com a demanda preparamos o time operacional, além da promoção para termos um incentivo para os entregadores”, explica Felipe Criniti, CEO da Box Delivery.


Fonte: SuperVarejo 


Veja também

Vendas no e-commerce brasileiro dispararam 87% em outubro

As vendas no e-commerce brasileiro tiveram expansão de 87% no mês de outubro ante um ano, conforme o indica...

Veja mais
Pesquisa: consumidor prefere comprar online e pagar via aplicativos bancários

Os pagamentos por aplicativos bancários vêm ganhando cada vez mais espaço e importância na vid...

Veja mais
E-commerce deve fazer com que Black Friday tenha faturamento recorde

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black...

Veja mais
Mais de 70 mil empresas entraram no e-commerce em 3 meses, aponta Visa

Levantamento da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da Visa, mostra que mais de 70 mil com&eacu...

Veja mais
64% das compras online são pagas com cartão de crédito

Apesar das inúmeras formas de pagamento para as compras realizadas no e-commerce, o mais utilizado é o car...

Veja mais
46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia

Uma pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) em 13 países da região da Am&e...

Veja mais
Estudo mostra aumento da compra em supermercados pela internet durante pandemia

Um estudo elaborado pela empresa de benefícios Ticket mostra que houve um aumento da compra de itens de supermerc...

Veja mais
E-commerce tem alta de 55,88% em setembro

Mesmo com a gradual retomada do varejo físico, o e-commerce continua em expansão no país. Em setemb...

Veja mais
População 60+ já comprava online antes da pandemia

Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, a onda de compras online já era uma realidade para 82% da po...

Veja mais