Apesar da pandemia, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou que as vendas online da Black Friday deste ano atingiram o faturamento de R$ 5,1 bilhões, entre os dias 26 e 27 de novembro, na comparação com o mesmo período do passado. O aumento representa uma arrecadação 31% maior, e quando é feito um recorte da semana da Black Friday (entre 23 e 27 de novembro), esse percentual chega a 45% de crescimento, com total de R$ 6,9 bilhões.
Um exemplo desse sucesso pôde ser comprovado inclusive na rede de supermercados gourmet de Belo Horizonte (MG), o Grupo Super Nosso que possui 51 lojas físicas (entre supermercados, lojas de proximidade e atacarejos), além dos canais de vendas online. Durante a semana da Black Friday, a rede registrou um crescimento de mais de 250% no seu e-commerce, na comparação com o mesmo período de 2019.
Além disso, o Super Nosso constatou que houve um aumento de 30% no tíquete médio, devido ao grande volume de compras voltadas para as festas de fim de ano. Os produtos mais vendidos, nestes casos, foram as garrafas de vinhos e os destilados. Já nas lojas físicas eles tiveram um relativo movimento, mas nada comparado ao que foi faturado nos anos anteriores. Ou seja, com a pandemia, o consumidor preferiu optar pelas compras online.
Outros setores
Segundo a ABComm, um dos setores que também apresentou um maior crescimento em relação ao último ano, durante a Black Friday, foi o de food delivery.
Devido a pandemia, a Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, apresentou um crescimento no volume de entregas de 321% em relação à última Black Friday, além do recorde de 7.600 entregas diárias. "Com a adesão de marketplaces e dos próprios comerciantes que fornecem promoções na Black Friday, vimos um aumento do número de usuários que solicitam entregas. Para lidarmos com a demanda preparamos o time operacional, além da promoção para termos um incentivo para os entregadores, explica Felipe Criniti, CEO da Box Delivery.
Fonte: SuperVarejo