Em 2021, o comércio eletrônico deve continuar em alta, após o aumento exponencial no ano passado devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, a alta deve ser 32%, segundo expectativa do relatório da XP Investimentos.
O levantamento mostra que o mercado ainda tem espaço para a expansão no Brasil. Em 2019, por exemplo, a taxa de penetração das vendas online ficou em 6%. No ano passado, esse índice fechou em 9%.
A maior contribuição para esse resultado veio do segmento de eletrônicos, que registrou um quarto de todos os pedidos. Na sequência, a categoria de jogos contribuiu cerca de 19%.
O relatório também ressalta que, diferente de outros países, como Estados Unidos e China, onde uma única companhia domina o e-commerce, no Brasil existe uma forte concorrência interna — com marcas fortes e consolidadas — além da concorrência externa, como Amazon e Alibaba.
Parte desse crescimento está ligado aos serviços financeiros oferecidos pelas empresas, como carteiras digitais e cashback, segundo o levantamento. Outra tendência que deve se fortalecer é o ‘figital‘, união dos termos físico e digital.
Fonte: Newtrade