Os novos hábitos do consumidor, impulsionados pelas limitações da pandemia, sem dúvida, o levaram a buscar outras experiências e produtos, principalmente para aqueles que nunca tinham utilizado os e-commerces - 50% em média, conforme o estudo Jornada Omnichannel e o Futuro do Varejo, da Social Miner, realizado em parceria com a Opinion Box.
O levantamento mostrou também que 50% dos consumidores compraram inclusive alguns produtos que nunca tinham comprado pelo e-commerce, e que a praticidade desses canais foi o que mais pesou para 73% deles.
O que esperar para 2021?
Diante de um cenário como esse, a omnicanalidade (que une os canais online e off-line) sem dúvida vai prevalecer, então só restará às empresas personalizar e otimizar cada vez mais a experiência do cliente, durante toda essa jornada. Afinal, 52% pretendem utilizar mais os e-commerces; 52% vão comprar online para retirar em lojas físicas, e 49% pretendem mesclar suas compras entre o online e o offline este ano.
Uma relação mais humanizada entre as marcas e os consumidores, observando o que os clientes querem, também tende a continuar, segundo a pesquisa, pelo fato das pessoas estarem mais preocupadas em consumir produtos de marcas que apoiam ações sociais, e de micro ou pequenos empreendedores.
Um exemplo disso foi o que aconteceu em 2020, quando 9,7% dos consumidores disseram ter encontrado lojas online através de ações de incentivo a pequenos negócios, e 6,5% delas por ações sociais. Na hora de fechar a comprar, 32,9% afirmaram ter priorizado inclusive os pequenos lojistas ou produtores locais.
Portanto, para 2021, 54% das pessoas pretendem dar preferência para os pequenos produtores e marcas locais, e 73% querem consumir de forma mais consciente.
Fonte: Super Varejo