E-commerces continuam caindo no gosto do brasileiro

Leia em 1min 30s

Os novos hábitos do consumidor, impulsionados pelas limitações da pandemia, sem dúvida, o levaram a buscar outras experiências e produtos, principalmente para aqueles que nunca tinham utilizado os e-commerces - 50% em média, conforme o estudo Jornada Omnichannel e o Futuro do Varejo, da Social Miner, realizado em parceria com a Opinion Box.

 

O levantamento mostrou também que 50% dos consumidores compraram inclusive alguns produtos que nunca tinham comprado pelo e-commerce, e que a praticidade desses canais foi o que mais pesou para 73% deles.

 

O que esperar para 2021?

 

Diante de um cenário como esse, a omnicanalidade (que une os canais online e off-line) sem dúvida vai prevalecer, então só restará às empresas personalizar e otimizar cada vez mais a experiência do cliente, durante toda essa jornada. Afinal, 52% pretendem utilizar mais os e-commerces; 52% vão comprar online para retirar em lojas físicas, e 49% pretendem mesclar suas compras entre o online e o offline este ano.

 

Uma relação mais humanizada entre as marcas e os consumidores, observando o que os clientes querem, também tende a continuar, segundo a pesquisa, pelo fato das pessoas estarem mais preocupadas em consumir produtos de marcas que apoiam ações sociais, e de micro ou pequenos empreendedores.

 

Um exemplo disso foi o que aconteceu em 2020, quando 9,7% dos consumidores disseram ter encontrado lojas online através de ações de incentivo a pequenos negócios, e 6,5% delas por ações sociais. Na hora de fechar a comprar, 32,9% afirmaram ter priorizado inclusive os pequenos lojistas ou produtores locais.

 

Portanto, para 2021, 54% das pessoas pretendem dar preferência para os pequenos produtores e marcas locais, e 73% querem consumir de forma mais consciente.


Fonte: Super Varejo

 


Veja também

Delivery cresce e já tem penetração de 80% em zonas urbanas

Depois de reduzido o foco nas compras de abastecimento durante o início do confinamento, em março, um dos ...

Veja mais
Enquanto o delivery cresce no Brasil, e-commerce ainda enfrenta desconfiança do consumidor

Depois de reduzido o foco nas compras de abastecimento durante o início do confinamento, em março, um dos ...

Veja mais
Após descobrirem e-commerce na pandemia, 94% querem manter hábito de compra

Diante do isolamento social, os brasileiros foram obrigados a encontrar diferentes formas para manter seus hábito...

Veja mais
As 4 principais tendências do varejo alimentar online

O ano de 2021 começa com algumas incertezas, naturais para quem passou pela pandemia em 2020, mas também c...

Veja mais
Vendas do e-commerce brasileiro segue disparando

Mesmo com a redução do isolamento social no País, as vendas do varejo online continuam crescendo. O...

Veja mais
Vendas online superam lojas físicas pela primeira vez na Black Friday

As vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado na Black Friday, um crescimento de 12,9% se comparado ...

Veja mais
Black Friday fatura mais de R$ 5 bilhões este ano

Apesar da pandemia, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou que as v...

Veja mais
Vendas no e-commerce brasileiro dispararam 87% em outubro

As vendas no e-commerce brasileiro tiveram expansão de 87% no mês de outubro ante um ano, conforme o indica...

Veja mais
Pesquisa: consumidor prefere comprar online e pagar via aplicativos bancários

Os pagamentos por aplicativos bancários vêm ganhando cada vez mais espaço e importância na vid...

Veja mais