Este ano, aos dados do setor supermercadista foram incluídas as empresas do Simples Nacional, junto de nosso tradicional Ranking ABRAS, com o apoio do Sebrae Nacional, confirmando a beleza e a grandeza do varejo alimentar
Como já é tradição todo ano, apresentamos o estudo do Ranking ABRAS, que está em sua 47ª edição, uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS e com base no estudo Estrutura do Varejo da NielsenIQ. Com exclusividade, a SuperHiper sempre apresenta estes dados em primeira mão para o mercado. Mas este ano trazemos uma novidade: além das 1.251 empresas respondentes, que nos fornecem os dados para mapear o setor, incluímos, com o apoio do Sebrae Nacional, todas as empresas do Simples Nacional, contribuindo para demonstrar o quão grande e forte é o setor supermercadista.
Em 2023, segundo o novo estudo, o setor supermercadista alcançou R$ 1.001,3 trilhão em faturamento, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança, e-commerce e pequenas empresas do Simples Nacional). O resultado registrado no ano passado representa 9,02% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Este desempenho positivo foi obtido a partir da operação de um universo de estabelecimentos que também cresceu, chegando a um total de 414.663 lojas em todo o País. Além do acréscimo das pequenas empresas, notamos que a maioria das redes supermercadistas se empenhou em expandir seus negócios, seja pela abertura de novas lojas, aquisição de outras ou até mesmo com fusão de empresas. Sendo que o principal objetivo sempre foi trazer mais ofertas de pontos de venda para a população brasileira.
Passado este período de incertezas e atribulações, o varejo alimentar mostrou a sua importância na economia brasileira, ampliando e potencializando a sua capilaridade em todo o território nacional.
E esta força do varejo alimentar pode ser demonstrada com a geração de empregos, pois é reconhecido como um dos maiores empregadores do País. Em 2023, o setor supermercadista contabilizou um efetivo profissional de 9 milhões de colaboradores diretos e indiretos. Toda esta grande parte de mão de obra focada em fazer crescer e movimentar o setor. É importante ressaltar que este contingente de profissionais é capaz de atender aos 30 milhões de consumidores que passam por dia pelas lojas do setor.
Os grandes números do setor foram apresentados durante o Ranking ABRAS 2024, antes da homenagem às 30 maiores empresas supermercadistas brasileiras, que aconteceu no primeiro dia do Smart Market ABRAS 2024.
Durante o evento, o vice-presidente-executivo de Ativos Setoriais, Rodrigo Segurado, explicou que estes dados foram colhidos “com base nas informações do Sebrae Nacional com base nos dados da Receita Federal, e com isso podemos mapear as micro e pequenas empresas, que somam 318.381 empresas no País, excluindo o Microempreendedor Individual (MEI). A grande maioria, 72%, é de minimercados, mercearias e armazéns, pequenas empresas espalhadas pelo Brasil e que agora fazem parte do nosso levantamento de dados das empresas que atuam no varejo alimentar.”
Segundo o presidente da ABRAS, João Galassi, “antes não tínhamos esta radiografia, e a ABRAS prestou este serviço para podermos entender a concorrência e, ao mesmo tempo, termos a possibilidade de ampliarmos ainda mais a base de pequenos supermercadistas que possam crescer”.
Para a 47a edição da Pesquisa Ranking ABRAS, além destas microempresas, a ABRAS ouviu 1.251 empresas que participaram do estudo e obtivemos uma alta consistência de resultados, e ainda tivemos novas empresas que ingressaram e contribuíram para este belo estudo. Neste ano, tivemos um volume mais participativo, com um faturamento de R$ 763,6 bilhões. E o novo número, soma-se a este com a inclusão dos dados dos Simples Nacional.
O vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo, Marcio Milan, comentou durante o jantar do Ranking: “trazer estes números com este nível de acuracidade e informação nos dá uma segurança ainda maior e, além disso, mostra a importância da ABRAS e do trabalho que a associação vem fazendo”.
Importante lembrar que os dados gerais de faturamento e de lojas foram atualizados pela NielsenIQ com as informações do Sebrae Nacional, contemplando todos os canais de distribuição dos supermercados, ou seja, estes indicadores abrangem os números de todo o varejo alimentar, mostrando a consolidação e a preferência de compra por parte do consumidor em todo o território nacional. A cada ano, a ABRAS se empenha em aprimorar e acompanhar as frequentes mudanças do setor e quer registrar a realidade cada vez mais do varejo alimentar como um todo.
R$ 1.001,3 trilhão de faturamento em 2023
9,02% do PIB
9 milhões de colaboradores diretos e indiretos
414.663 de lojas em todo o País
30 milhões de consumidores por dia passam pelas lojas do setor
Confira aqui a pesquisa na íntegra
Por Renata Ruiz