Durante a solenidade do Dia Nacional do Supermercado, realizada ontem (8), o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro, representando o ministro Fernando Pimentel, conduziu a assinatura, em ato simbólico, do acordo de cooperação firmado entre a Abras e o setor vitivinícola para promover o consumo de vinhos finos. Representantes da Abras, Abrabe, A.B.B.A, Ibravin e Uvibra Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro Diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani
O acordo assinado entre Abras, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B.A), do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da União Brasileira de Vitivinicultura (Unibra) foi formalizado no dia 19 de outubro, em Brasília, e prevê medidas para o crescimento do mercado de vinhos finos no Brasil bem como a ampliação do volume de produtos nacionais. A meta conjunta é aumentar o consumo per capita de 1,9 para 2,5 litros até 2016 e ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.
As entidades assumiram ainda compromissos pontuais. Comprometendo-se a buscar a ampliação para 25% da presença de vinhos finos brasileiros nas redes dos supermercados e para 15% nos demais estabelecimentos varejistas por meio de parcerias entre importadores e vinícolas nacionais.
Em seu discurso, o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, agradeceu a parceria firmada com o setor. "A união com o setor supermercadista vai trazer benefícios para todos: consumidores, importadores, produtores e para o governo", disse.
Na oportunidade o presidente Sussumu Honda agradeceu ao trabalho institucional comandado pelo vice-presidente da Abras, Marcio Milan, e o apoio dado pelo diretor de relações governamentais do Walmart, Carlos Eli (na solenidade de abertura, representando a vice-presidente da Abras Daniela De Fiori). "Houve principalmente bom senso para manter importante diálogo e juntos acharmos soluções para contribuir com o aumento de consumo de vinho nacional", disse Honda.
Já o secretário Humberto Ribeiro agradeceu por todo o apoio que a presidência de Sussumu Honda na Abras tem contribuído com o governo federal. "O Brasil hoje se coloca numa arena atrativa de investimento estrangeiro, um momento histórico de inclusão social para os cidadãos, cada vez mais trazendo oportunidades de consumo, de capilarização de renda, de desenvolvimento. O setor supermercadista tem proporcionado um crescimento acima da média do País."
O acordo de cooperação foi assinado pelos seguintes representantes das entidades: Sussumu Honda (Presidente da Abras), Adilson Carvalhal Júnior (Presidente da ABBA), Ciro Lilla (Vice-Presidente da Abrabe), Henrique Benedetti (Presidente da Uvibra), Carlos Raimundo Paviani (Diretor-executivo da Ibravin).