Publicada na edição de abril, 36ª edição do Ranking Abras traz detalhes do desempenho vivenciado pelo setor em 2012
*Por Roberto Nunes Filho, especialmente para o Portal Abras
A SuperHiper, principal fonte de informação do setor supermercadista publicada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), acaba de veicular com exclusividade mais uma edição do Ranking Abras. Elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras em parceria com a Nielsen Brasil há 36 anos, o estudo reúne uma série de dados e análises que se traduzem em um verdadeiro panorama do autosserviço nacional - mercado que, no ano passado, movimentou R$ 242,9 bilhões. Neste ano, 710 empresas participaram do levantamento.
Para uma melhor visualização e compreensão das informações, o Ranking Abras analisa separadamente o desempenho e diversos índices de eficiência de algumas amostras de empresas, integradas pelas 50, 300 e 500 maiores do setor. As companhias listadas entre a 501º e 710º posição também contaram com a mesma avaliação. As análises trazem ainda parâmetros sobre a participação das seções nas lojas e como as empresas lidam com os meios de pagamento, logística, automação, mão de obra, dentre outros quesitos, incluindo os destaques e oportunidades de cada região.
A grande novidade desta edição é a inclusão do atacado de autosserviço (cash & carry), conhecidos como atacarejos, no cálculo do faturamento de todo o autosserviço, visto a importância que este segmento vem conquistando anualmente. Dentre os respondentes do Ranking Abras, 25% deles declararam possuir operações de cash & carry. Quando se inclui as operações do formato atacarejo no faturamento global do autosserviço, verifica-se incremento de 17,8% na receita do setor, ampliando-o para uma margem de R$ 286,2 bilhões.
Conforme explica a editora da SuperHiper, Marlucy Lukianocenko, as diversas análises publicadas são traçadas em conjunto pela equipe de economia e pesquisa da Abras, pela Nielsen, responsável pela tabulação dos dados, e pela redação da revista. "Além de todas as informações que essa concorrida edição oferece aos supermercadistas, não podemos deixar de relatar que é pelo Ranking mais completo do setor que fornecedores dos mais variados segmentos vêm oportunidades e concretizam negócios com supermercados de Norte a Sul do País", observa.
Além do ranking, a edição de abril de SuperHiper traz também uma reportagem especial sobre o varejo de inverno, mostrando quais são as categorias mais procuradas nesta estação e de que forma as lojas devem promovê-las. Os leitores poderão conferir ainda uma entrevista exclusiva com o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro, e os detalhes do acordo estabelecido entre a Abras e o Ministério Público Federal (MPF) para a prática de uma pecuária sustentável.
*Roberto Nunes é repórter da revista Superhiper, publicação da Abras
Fonte: SuperHiper/Portal Abras