Superintendente da ABRAS, Marcio Milan Consultor de logística e coordenador do CPP, José Vantine Da esq/ p/ dir/: Ana Paula Andrade (Marcenaria JPMG), Bárbara Pinheiro (Marcenaria JPMG), Ângelo Bartolomeu (CPA Embalagens), Danilo Wada (Paletes Monte Alto), J.G.Vantine (CPP/Vantine), Márcio Milan (ABRAS) e José Rodacoski (Rodapalletes)
O 1º Fórum Nacional do PBR foi realizado hoje (28) na sede da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em São Paulo. O evento teve o objetivo de trazer informações e impulsionar a integração de todos os envolvidos na fabricação e utilização do PBR com foco na governança e compliance.
O superintendente da ABRAS, Marcio Milan, abriu o Fórum destacando o trabalho da entidade nacional na cadeia produtiva baseado em três eixos: comunicação, educação e transparência. E ressaltou a importância da união entre produtor, indústria e comércio na conscientização da utilização de um palete seguro e certificado.
Milan falou ainda do novo projeto do palete PBR, assinado pelo consultor de logística, José Vantine, aprovado no último dia 31 de janeiro pelo Comitê Permanente de Paletização (CPP). “Nossa preocupação em fazer uma revisão em todo o processo produtivo do PBR teve o objetivo de dar mais segurança às empresas. Ainda há espaço para melhorar a união da cadeia em relação ao palete PBR, e estamos nos empenhando para que essa comunicação chegue a todos os supermercados do País.”
José Vantine, consultor de logística e coordenador do CPP, explicou todo o processo técnico de surgimento do palete PBR, lançado pela ABRAS na década de 1990, desde a primeira etapa de pesquisas dos padrões internacionais, passando pela seleção das empresas credenciadas, até a fabricação e comercialização no Brasil, e falou do novo palete PBR. “Fizemos um projeto que manteve a mesma característica de resistência, mas que esta gastando menos matéria-prima (madeira e prego) na fabricação. Para cada metro cúbico tínhamos capacidade de produzir 18 unidades, o novo projeto com o mesmo metro cúbico consegue produzir hoje 26 paletes, além de mais segurança e qualidade, oferece uma redução de custo que deixou o produto muito competitivo.”
Em palestra no evento, Urupitan Mesquita, do Walmart, destacou a importância em saber identificar um palete que não seja certificado no mercado. “A comunicação é fundamental para que haja a correção da cadeia. Desde a década de 1980 o Walmart se preocupa com o tema palete, mas não conseguimos avançar muito por falta de conhecimento, e esse novo trabalho da ABRAS irá nos ajudar bastante.
Maria Luiza D'Almeida do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é responsável pela certificação do PBR, falou sobre as especificações técnicas do novo palete. A especialista do IPT explicou a importância da utilização da madeira, do desenho e da pregação adequados na fabricação. "Todos esses fatores foram preocupação da ABRAS ao criar o projeto para desenvolver esse novo modelo de palete PBR", afirma.
O fabricante catarinense Angêlo Bartolomeu, da CPA Embalagens, participante do Fórum, elogiou a reestruturação do PBR e destacou algumas vantagens. “Começamos a produzir o novo palete em fevereiro. O material está mais seguro e competitivo, reduzimos em 20% o custo da madeira e de 15% a 20% o custo do prego. As empresas precisam se conscientizar da importância de exigir paletes novos e certificados dos fornecedores”, destaca.
A conscientização também foi citada por outra participante do Fórum, Bárbara Pinheiro, da Marcenaria JPMG. “Esse trabalho da ABRAS em destacar a importância da certificação do palete PBR já fez com que sentíssemos uma forte mudança. Antes, existiam muitas irregularidades no mercado, e nós, fabricantes, estávamos sofrendo muito para nos mantermos diante de uma concorrência desleal. Falta informação para quem compra, as empresas precisam informar quem está nesta área sobre o palete PBR, e a importância do produto ser adquirido de fabricantes certificados. Com isso, todos ganham: produtor, fornecedor e consumidor.”
Atualmente , o palete PBR é comercializado somente por 39 empresas credenciadas, que passam por uma rigorosa auditoria anual do IPT (Clique aqui e saiba mais).
Presente
Durante o Fórum Nacional PBR, o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, foi presenteado pelo consultor de logística e responsável pelo projeto do PBR no Brasil, José Vantine, com um quadro contendo as especificações técnicas do palete PBR (foto acima). Milan ressaltou a honra em receber o presente, e falou do compromisso da ABRAS na elaboração de um curso EAD e presencial para os supermercados, além de uma cartilha de orientação sobre o PBR, nos próximos meses.
Redação Portal ABRAS