|
A Superminas é dividida em dois pavilhões cuja denominação homenageia os mineiros. O segundo piso, por onde a maior parte do público chega, é denominado "Pavilhão Minas", com os espaços: Tecnologia, Raízes de Minas, Cervejas Artesanais, Orgânicos, Funcionais e Saudáveis; e o pavilhão do primeiro andar, no mesmo nível das docas, leva o nome de "Pavilhão Gerais", que abriga os espaços Cachaça, Vinhos e Queijos, Máquinas e Equipamentos, Internacional e FLV - Frutas Legumes e Verduras.
Durante três dias mais de 500 expositores estarão apresentando suas tendências e lançamentos em produtos, serviços e tecnologias. O Congresso da Superminas 2019 contará com cerca de 70 apresentações ministradas por diversos especialistas, entre palestras, talk shows, workshops, oficinas e fóruns destinadas ao conhecimento dos profissionais. A programação do evento também inclui visitas técnicas as lojas da região. De acordo com os organizadores, o objetivo é ultrapassar os números registrados no ano passado. Em 2018, a Superminas reuniu 55 mil visitantes, e gerou negócios da ordem de R$ 1,86 bilhão.
A palestra magna inicial está marcada para as 14h, do dia 15, no auditório principal do Expominas, e traz o jornalistas Alexandre Garcia com o tema "Perspectivas econômicas 2019 e tendências para 2020". Logo após, acontecerá a cerimônia de abertura, prevista para as 15h30. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participará do evento.
Agricultura familiar
Pelo quarto ano seguido, a Superminas vai abrigar o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), um espaço destinado a pequenos fornecedores da agricultura familiar ou pequenas indústrias. O objetivo é dar a esses negócios a oportunidade de expor e comercializar seus produtos com as redes supermercadistas e padarias. O CMCS é uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.
O Sebrae MG também participa da Superminas com o programa "Origem de Minas", expondo produtos de empresas com certificado de origem como dos setores de cachaça, café e queijos.
Responsabilidade Social
Para minimizar os impactos ambientais, a Superminas 2019 contará com uma equipe de profissionais que irão recolher e selecionar material reaproveitável, para serem encaminhados às entidades que trabalham com reciclagem. Durante o evento, são recolhidos alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para serem repassados a instituições beneficentes. Essas ações socioambientais são executadas pelo Programa Vida, braço social e ambiental da AMIS, coordenado pela Comissão Feminina da entidade.
Clique aqui para conferir a programação completa da Superminas 2019.
Redação Portal ABRAS/Comunicação AMIS