Wals investe na modernização da fábrica de BH

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Ideia é montar planta modelo com conceito "verde".

A microcervejaria mineira Wals está investindo para transformar a fábrica, instalada no bairro São Francisco, na região da Pampulha, em uma planta modelo com espaço para visitação. O novo espaço terá uma adega subterrânea, onde ficarão expostos produtos especiais, e um bar aberto ao público, para degustação dos rótulos da marca. O valor do aporte não foi revelado. A expectativa é de que as obras sejam entregues no segundo semestre deste ano.

O sócio-diretor da Wals, Tiago Carneiro, explica que a ideia é montar uma fábrica modelo, com captação de energia solar e tratamento de 100% do esgoto industrial, que possa receber o público e mostrar todo o processo de produção da cerveja. "Assim, as pessoas poderão conhecer todo o processo de fabricação e a diferença na produção dos variados tipos de cerveja e chopes", observa.

A microcervejaria já existe desde 2000, quando começou a produzir chope para uma rede de fast food. "O projeto de cervejas especiais surgiu há apenas quatro anos e estamos investindo nele desde então", afirma Carneiro. Hoje, a fábrica produz sete tipos de cervejas e oito chopes. Recentemente, a empresa conseguiu financiamento para a compra de novos equipamentos, que já estão chegando à fábrica. O valor não foi revelado. A ideia é ampliar o número de rótulos.

Carneiro destaca que o objetivo da empresa não é alcançar grande volume de vendas, mas sim incentivar o consumidor a experimentar produtos diferenciados. "O valor agregado do nosso produto é alto e é aí que ganhamos, pois compensamos o baixo volume de vendas", diz Carneiro. Atualmente, a empresa produz cerca de 25 mil garrafas por mês. "Esse número varia um pouco, já que algumas cervejas que fabricamos hoje levam nove meses para ficarem prontas", afirma.

Atualmente, as cervejas da Wals estão em supermercados gourmets, delicatessens e restaurantes de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Florianópolis e Blumenau. Para 2012, a empresa pretende aumentar em 30% o volume de vendas da linha de cervejas especiais em comparação com o exercício passado.

O que está atrapalhando a microcervejaria é a alta carga tributária. No último dia 28, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da cerveja passou de 18% para 20%. "Os tributos já representam quase 60% do custo dos nossos produtos. O mercado fica difícil dessa forma. É complicado ter um retorno financeiro", reclama Carneiro.

Para ele, o que deve ajudar a alcançar essa meta é a última premiação recebida pelo microcervejaria. A Wals foi eleita a Melhor Cervejaria do Ano de 2012 da América do Sul no The Great South Beer Cup, evento que aconteceu durante o 4º festival da cerveja de Blumenau, Santa Catarina. A empresa faturou três medalhas de ouro nos Estilos Pilsen (Wals Bohemia Pilsen), Imperial Stout (Wals Petroleum) e Especial (Wals Brut). "Esse é um dos mais importantes prêmios do meio cervejeiro na América do Sul. Fomos agraciados em categorias importantes, inclusive a de cervejas especiais, que é onde nos enquadramos", comemora.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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