EUA querem barrar negócio de US$ 20 bi entre cervejarias

Leia em 1min 20s

Gigante AB InBev tem acordo para comprar mexicana Modelo, da Corona



Governo teme aumento de preço, pois empresa teria 46% do mercado; no Brasil, Ambev, do mesmo grupo, tem 68%


O Departamento de Justiça dos EUA entrou com processo para evitar que a AB InBev adquira a mexicana Modelo, sob a argumento de que o negócio seria prejudicial à concorrência e ao consumidor -com a consequente elevação do preço da cerveja.

Maior cervejaria do mundo em receita, a AB InBev, dona de marcas como Budweiser, Stella Artois, Brahma, Antarctica e Skol, anunciara em junho de 2012 que havia acertado pagar US$ 20,1 bilhões pelo controle da Modelo -que fabrica a Corona.

A gigante de bebidas já tem fatia de 50% da cervejaria mexicana, herdada quando comprou a Anheuser-Busch, em 2008.

O Departamento de Justiça dos EUA estima que, juntas, AB InBev e Corona teriam 46% das vendas de cerveja.

Como comparação, no Brasil, a Ambev, que faz parte da AB InBev, tem aproximadamente 68% do mercado. A empresa surgiu da fusão entre Brahma e Antarctica, anunciada em 1999 e aprovada pelos órgãos de defesa da concorrência.

"Se a AB InBev assumir controle total da Modelo, poderá aumentar os preços para o consumidor americano", disse William J. Baer, chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA.

Procurada, a AB InBev diz que a decisão do governo dos EUA é "incoerente com a lei e com a realidade do mercado" e que vai recorrer.

O negócio é o maior a sofrer oposição do governo dos EUA desde 2001, quando a AT&T tentou comprar a T-Mobile USA -o negócio acabou cancelado.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Bebidas têm a maior carga tributária entre os produtos para o carnaval

Avaliação que a legislação brasileira faz dos produtos é o que justifica os altos tri...

Veja mais
Aos 82 anos, Aurora destaca-se em produção e exportação

A Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, ainda brinda o crescimento de 40% de suas exportações...

Veja mais
Twinings pretende disseminar a cultura do chá no Brasil

Não são muitas as marcas que existem há mais de 300 anos. A Twinings, famosa marca de chá in...

Veja mais
José Ramón Martínez é o novo diretor geral da Coca-Cola FEMSA Brasil

José Ramón Martínez é o novo Diretor Geral da Coca-Cola FEMSA Brasil. O executivo atua h&aac...

Veja mais
Mercado de cerveja espera novo impulso no Carnaval

Apesar de a venda de bebidas alcoólicas ter se mantido estável no ano passado, o mercado de cervejas volta...

Veja mais
Coca-Cola Zero aposta em destinos turísticos

Consumidores poderão escolher as latas de refrigerante com o nome de seu lugar favoritoDepois do sucesso no ano p...

Veja mais
Vinho da cana-de-açúcar

O empresário mineiro Luiz Otávio Pôssas Gonçalves, dono do grupo Vale Verde, investe novament...

Veja mais
Teste reprova cinco marcas de cachaça

Exame da Proteste indica teor de substância nociva acima do permitido     Cinco das dez marcas de ...

Veja mais
Suco orgânico

A General Brands, produtora de suco em pó e de néctares, acaba de adquirir uma fazenda na cidade de Jaguar...

Veja mais