Apesar de a venda de bebidas alcoólicas ter se mantido estável no ano passado, o mercado de cervejas volta a esperar impulso no Carnaval, data que tradicionalmente aquece o setor.
Estimativas do Makro Atacadista em relação à venda neste Carnaval apontam que a expectativa do mercado é de um crescimento pequeno em volume, em torno de 4% em relação ao ano passado.
O avanço modesto considera o aumento mais significativo do preço médio da cerveja pilsen popular. A empresa projeta uma demanda maior do produto premium, principalmente nas embalagens long neck.
Atualmente, o Makro já vende cerca de 15% a mais em volume deste tipo de cerveja, que, como já tinha um preço mais elevado, permanece no mesmo patamar de valor.
"O consumo de premium, de fato, tem crescido, principalmente, entre os jovens", afirma Rodrigo Bandeira-de-Mello, professor da FGV-SP.
"Mas, por serem produtos mais artesanais, muitas vezes importados ou regionais, têm melhor distribuição por outros canais, como quiosques menores, que facilitam a degustação", diz.
No varejo, o Walmart espera alta de 15% no país ante o ano passado, devido ao impulso provocado pela data.
O Extra e o Pão de Açúcar calculam que venderão mais de 70 milhões de unidades, entre latas, long necks, barris e pacotes especiais.
A cerveja tipo pilsen deve responder por 85% do total. Os números representam alta de 20% na comercialização, ante igual período de 2012.
Veículo: Folha de S.Paulo