A marca registrada Bud, da Anheuser-Busch InBev, não vale para cerveja, entre outros usos, em toda a região da União Européia (UE), determinou um tribunal, atendendo a processo movido pela cervejaria tcheca Budejovicky Budvar.
O Tribunal Europeu de Primeira Instância de Luxemburgo concluiu que um órgão governamental de registro de marcas estava equivocado em emitir direitos, válidos para toda a zona do euro, para a Anheuser-Busch empregar a marca Bud para produtos como cerveja e outras bebidas alcoólicas, atropelando as objeções da Budvar. O direito ao uso do nome Bud será definido pelos países individualmente.
Os processos são parte de um conflito que vem se travando há mais de um século em torno dos direitos do uso do nome que asseguram o emprego da marca Bud para as cervejas de ambas as companhias. A Budvar diz deter os direitos porque sua cerveja vem de Ceske Budejovice, chamada Budweis em alemão. "Budweiser é uma marca muito importante para a ABInBev, mas sua verdadeira oportunidade está nos mercados emergentes", disse Gerard Rijk, analista do ING de Amsterdã que recomenda "comprar" para as ações da cervejaria, em entrevista. "O potencial europeu da marca já é muito limitado."
A Budvar contestou três decisões do órgão de registro de marcas da UE que deu à Anheuser-Busch os direitos de empregar a marca Bud em cervejas. A empresa tcheca comercializa sua cerveja como Budvar em alguns lugares, com a palavra Budweiser em letras menores; em outros ela a vende como Bud, acrescentando "original tcheca" acima do logotipo.
A decisão "não tem efeito sobre os extensos direitos ao uso do nome Bud já exercidos pela Anheuser-Bush InBev" na UE, disse Gwendoline Ornigg, porta-voz da empresa. A Anheuser-Bush InBev, que concluiu a aquisição, por US$ 52 bilhões, da Anheuser-Busch, sediada no Estados Unidos, em dia 18 de novembro, diz que vai "defender energicamente" seus direitos.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ