Heineken cresce "um dígito baixo" no Brasil

Leia em 2min 10s

O volume de cerveja vendido pela Heineken cresceu "um dígito baixo" (até 5%), mas superou a média do mercado no Brasil em 2012, informou ontem a empresa.

No acumulado dos primeiros nove meses de 2012, o volume vendido pela Ambev, maior fabricante de cerveja do país, cresceu 2,9% sobre 2011. A Ambev divulga seu balanço anual de 2012 no dia 27 de fevereiro.

O rótulo Heineken foi o principal destaque da fabricante holandesa de bebidas no Brasil em 2012: o volume vendido foi 40% maior em 2012 do que no ano anterior. Esse crescimento permitiu à empresa ganhar fatia de mercado no segmento de cerveja importada premium. O volume global do rótulo Heineken cresceu 5,3%. Já as marcas brasileiras Kaiser e Bavaria tiveram desempenho em linha com 2011, em volume vendido.

A Heineken não divulga resultado por país, mas por região. No continente americano, a receita avançou 12% (8,2% em bases orgânicas), para € 4,5 bilhões. "O lucro cresceu substancialmente no México e também foi maior no Brasil e no Caribe e Canadá", diz a empresa. O resultado foi puxado por aumento de volume, de preços e no mix no Brasil e no México.

No mundo, a receita líquida da cervejaria avançou 7,4% no acumulado do ano, para € 18,38 bilhões. O volume de cervejas vendidas cresceu 3,4%, para 221,2 milhões de hectolitros - cada hectolitro equivale a cem litros -, com a quantidade de marcas premium sendo 6,2% maior, em 29,1 milhões de hectolitros.

O lucro líquido da Heineken mais que dobrou em 2012, para €2,95 bilhões. Este ganho foi influenciado por um ganho de €1,5 bilhão registrado na valorização da fatia que o grupo detém na Asia Pacific Breweries e na Asia Pacific Investment. O lucro operacional foi de €3,9 bilhões, alta de 59%.

A dívida líquida do grupo atingiu €12,31 bilhões, aumento de 47,4%. Esse avanço foi causado, principalmente, pelos recursos levantados para a aquisição da Asia Pacific. "A aquisição do controle total da Asia Pacific Breweries expandiu significativamente a nossa exposição nos mercados em crescimento e ampliou a nossa plataforma de negócios na Ásia que, juntamente com a África e a América Latina, continuou a apresentar um bom desempenho em 2012", disse o presidente do conselho de administração e CEO da Heineken, Jean-François van Boxmeer.

A Heineken prevê investir cerca de €1,5 bilhão em bens de capital neste ano, mais que os €1,2 bilhão investidos no ano passado. O grupo anunciou aumento de €25 milhões em economias até 2014, frente ao programa anterior, de €500 milhões.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vinho em saco plástico compensa câmbio desfavorável

A Hardys tornou-se a marca australiana de vinho mais vendida no Reino Unido, cobrando 3,40 libras (US$ 5) a garrafa, ape...

Veja mais
De Salinas para todo o Brasil

A Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) pretende comercializar produto...

Veja mais
AB InBev cede as atividades americanas do Grupo Modelo

O maior grupo cervejeiro do mundo, a AB InBev, anunciou nesta quinta-feira a concessão completa das atividades no...

Veja mais
Vendas da Coca-Cola sobem 5%

O Sistema Coca-Cola, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 fabricantes autorizados, avançou 5% no volume de vendas e...

Veja mais
Coca-Cola sofre com vendas na UE

Apreensão no mercado europeu segurou expansão.No Brasil, volume cresce 5% em 2012 O fraco desempenho da...

Veja mais
AmBev terá de combater o nacionalismo cervejeiro americano.

Não desceu redondo Governo dos Estados Unidos tenta barrar a compra da cervejaria mexicana Modelo pela AB Inbev....

Veja mais
Boa safra de uvas promete vinhos magníficos

Confirmado. Os grandes e os pequenos, os tradicionais e os novos produtores de uvas e vinhos da Serra gaúcha, pri...

Veja mais
Novo público para bebidas quentes

Bebidas quentes tradicionais, como o uísque, ganharam um novo público e passam a registrar pico nas vendas...

Veja mais
Salton leva alegria das borbulhas para carnaval em São Paulo

A Vinícola Salton,líder na comercialização de espumantes e frisantes no mercado nacional e r...

Veja mais