O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operação de compra de 100% do controle acionário da Spaipa pela Coca-Cola Femsa, conforme nota divulgada ontem pela companhia mexicana. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Com a aquisição, a maior engarrafadora da Coca-Cola se consolida também como a maior franquia do Sistema Coca-Cola no Brasil, passando a atender mais de 66 milhões de consumidores.
Segundo a direção da empresa, com o aval do Cade e a conclusão dos trâmites burocráticos, foi assinado ontem o contrato de transferência definitiva de 100% das ações da Spaipa.
Desde 2003, quando começou a operar no Brasil, esta é a sétima aquisição realizada pela Femsa no País. A primeira aconteceu ao assumir o controle da Panamco, que atuava no litoral de São Paulo e em parte do interior do estado, além das regiões metropolitanas de Campinas, da capital paulista e também no Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2008, a empresa comprou a Remil, franquia que atuava em Minas Gerais.
Neste período, a empresa também investiu na compra da Sucos Mais, da Sucos Del Valle e da Matte Leão, empresas que hoje fazem parte da Leão Alimentos, da qual a Coca-Cola Femsa Brasil é acionista, conforme a companhia.
Recentemente, em agosto de 2013, a empresa adquiriu a Companhia Fluminense de Refrigerantes, engarrafadora com atuação em parte dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Agora, a mexicana começará a incorporar às suas operações 399 cidades do Paraná e 336 no Estado de São Paulo. Segundo a companhia, serão agregadas também mais duas fábricas em cada estado: Curitiba e Maringá, no Paraná, e Marília e Bauru, em São Paulo. Além disso, a Femsa passa a contar com mais sete centros de distribuição, seis mil funcionários e 445 caminhões para atender 116 mil pontos de venda e 17,2 milhões de consumidores.
Entre julho de 2012 e junho de 2013, a Spaipa vendeu 233.3 milhões de caixas unitárias de bebidas, incluindo cerveja, gerando uma receita líquida de cerca de US$ 905 milhões no período.
Para o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez, o momento é de muito trabalho para atender o mercado. "Agora, estamos num universo muito mais grandioso no Brasil, no qual servimos cerca de 30% da população", afirma o executivo.
Uma equipe, formada por profissionais das duas empresas, já deu início aos trabalhos de integração. Para crescer no mercado brasileiro de bebidas, a empresa está investindo mais de US$ 340 milhões somente em ampliação de capacidade de produção e logística.
Veículo: DCI