País com maior consumo per capita, ultrapassando o mercado francês, tem apreço pelos produtos brasileiros
Atenta às oportunidades do maior mercado mundial de consumo de vinho tinto do mundo, a Salton pretende exportar para China, em 2014, cerca de 40% a mais do que no ano passado. O volume anual de 60 mil garrafas é composto por produtos de maior valor agregado como a linha Volpi, Talento e Desejo. Presente no mercado asiático há três anos, a vinícola produz o único rótulo de vinho tinto nacional a receber uma medalha no Hong Kong International Wine Challenge, que elege os melhores vinhos de acordo com mercado Asiático. O Salton Talento conquistou a medalha de bronze ao concorrer com 750 expositores.
Para o coordenador de exportações da Salton, Vagner Montemaggiore, além dos volumes exportados crescerem a cada ano, o que mais chama atenção é o preço médio por garrafa vendida. "De todos os países, certamente a China representa o preço médio mais alto das exportações da empresa", comenta. "Estávamos vislumbrando este cenário e fizemos a abertura deste mercado no momento certo".
Segundo pesquisa divulgada esta semana pela Vinexpo, em parceria com o instituto britânico de pesquisas em vinho e destilados IWSR (International Wine and Spirits Research, em inglês), a China é, atualmente, o maior mercado consumidor de vinho tinto no mundo, desbancando a França, que consumiu em 2013 150 milhões de caixas. Com crescimento de 136% em relação a 2008, os chineses degustaram 1,865 bilhão de garrafas ou 155 milhões de caixas de nove litros de vinho tinto no ano passado.
De acordo com Montemaggiore, a receptividade da população a rótulos estrangeiros de qualidade, somada a um mercado de luxo que se fortalece a cada dia, é o que possibilitou esta liderança.
Sobre a Vinexpo
É o maior salão internacional de vinho e destilados, cuja edição asiática ocorrerá entre 27 e 29 de maio de 2014, em Hong Kong. Criado em 1981, pela Câmara de Comércio e Indústria de Bordeaux, a exposição se estabeleceu, ao longo dos anos, como o principal evento para os players internacionais do setor do vinho e destilados e investiga as evoluções na produção e trocas internacionais dos produtos em 28 países produtores e 110 mercados consumidores no mundo.
Fonte: Comunicação Salton