Segundo a consultoria britânica Mintel, fabricantes globais de alimentos e bebidas investiram em produtos temáticos tendo como carro-chefe cores e sabores nacionais
Oreo, o biscoito recheado, sabor limão, no mercado norte-americano. Macarrão instantâneo com gosto de churrasco no Reino Unido. Energético “Brazilian Kick”, da Coca-Cola, vendido na Austrália. Esses são alguns dos itens inpirados na Copa no Brasil e colocados à venda no mercado externo. Por trás disso, principalmente fabricantes de alimentos e bebidas, com itens de consumo por impulso e de valor baixo. E a estratégia de chamar a atenção do consumidor para essas marcas.
Um levantamento da consultoria britânica Mintel mostra que o torneio serviu como plataforma para lançamentos em muitos países. E ajudam a reforçar a visibilidade de marcas, associando-as ao evento global. David Jago, diretor de Inovações e Insights, da Mintel, diz que produtos temáticos são uma ótima maneira de manter o interesse do consumidor na categoria como um todo, e na marca específica.
“Eles tendem a funcionar especialmente nas categorias de compra por impulso, como lanches e refrigerantes, em que o preço do produto é relativamente baixo. Assim, embora não haja aumento nas vendas, estes produtos atraem a atenção do consumidor e mantêm a marca visível ao público. Segundo ele, as indústrias e categorias que mais fazem uso desse tipo de ação são as de biscoitos, doces, bolos, alimentos rápidos, lanches, chocolates e bebidas.
Jago destacou, entre as novidades, biscoitos da Oreo sabor limão, inspirados no Brasil e lançados nos Estados Unidos. Por lá 34%, dos consumidores afirmam que experimentariam um novo sabor de produto, desde que ele já fosse familiar. Em Singapura, o destaque foi a embalagem de Coca-Cola, no formato de bola de futebol. No Reino Unido, onde pelos dados da própria Mintel, 32% dos britânicos disseram estar dispostos a experimentar produtos brasileiros, a embalagem de macarrão instantâneo sabor ‘churrasco brasileiro’ está fazendo sucesso. Outro produto inspirado na Copa no Brasil é o isotônico Powerade, da mais antiga patrocinadora do Mundial, a Coca-Cola, que lançou o sabor ‘Brazilian Kick’, com o logotipo da Copa, para aumentar o consumo na Austrália.
Para Ana Vecchi, sócia da Vecchi Ancona Consultoria, produtos como esse funcionam como um meio de visibilidade de marca, e são uma boa plataforma de testes, que podem levar itens temáticos ao ingresso no portfólio das empresas. “Dependendo do produto e da aceitação pelo consumidor, é possível que alguns entrem em produção. Mas não todos. O objetivo de uma marca ao criar edições temáticas e limitadas é o de ampliar sua visibilidade. Não há metas de vendas. E em uma competição como a Copa, que é global, quanto mais visível a marca, melhor sua fixação na cabeça do consumidor”, diz a especialista. Produtos temáticos também ganham a função de souvenir. E se compartilhados em redes sociais, acrescentam mais um meio de divulgação, já esperado pelas empresas.
“Acaba sendo mais uma ferramenta de marketing ter itens da Copa, porque eles geram compra por impulso”, comenta. Segundo ela, as grandes fabricantes destinam verbas específicas para esse tipo de ação e não costumam errar a mão nos estoques. Mas, no caso de isso acontecer, as promoções ajudam a escoar os produtos.
Veículo: Brasil Econômico