- Pouco mais de um ano depois do lançamento, a Brahma 0,0% já responde por mais da metade do mercado brasileiro de cervejas sem álcool, conta o vice-presidente de marketing da Ambev, Pedro Earp.
Lançado na Copa das Confederações, em junho de 2013, o produto detém atualmente uma participação de 54% do segmento, segundo o executivo da cervejaria.
Para o vice-presidente de vendas da fabricante de bebidas, Alexandre Médicis, campanhas com foco na Lei Seca, que visam estimular o consumo responsável de bebidas alcoólicas por motoristas, ajudam a alavancar as vendas da Brahma 0,0%. Ainda segundo informações da companhia, desde o lançamento do produto a participação do segmento de cervejas sem álcool dentro do mercado de cervejas brasileiro passou de 0,7% para 1%.
Os dois executivos participaram, na sexta-feira (19), do "Dia de Responsa", ação nacional da Ambev que busca conscientizar donos de estabelecimento sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Mercado
Dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) organizados pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) apontam para uma retração de 2,4% na produção da bebida em agosto deste ano ante igual mês de 2013. De acordo com a entidade, que congrega as quatro maiores fabricantes do País (Ambev, Petrópolis, Brasil Kirin e Heineken), este é a segunda queda mensal em 2014. Em janeiro, a produção de cerveja no País também caiu 2,4% na comparação anual. Em relação a julho, quando a produção foi impulsionada pela realização da Copa do Mundo, os 1,053 bilhão de litros de cerveja fabricados são equivalentes a uma queda de 7,7%.
"Com os resultados de agosto, o setor cervejeiro no Brasil entra em um período de avaliação de seus investimentos de longo prazo", afirmou o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni, em nota à imprensa no começo deste mês.
No ano, entretanto, a fabricação brasileira de cerveja ainda mantém crescimento acumulado de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado./Estadão Conteúdo
Veículo: DCI