A Schincariol prevê investir R$ 1 bilhão neste ano em expansão, eventuais aquisições e propaganda, informou ontem o diretor de marketing da cervejaria, Marcel Sacco. De acordo com ele, é a mesma quantia que a empresa desembolsou em 2008, apesar da crise financeira mundial e da perspectiva de possível redução de consumo de cerveja a partir do segundo semestre, na hipótese de haver mais desemprego no País.
Do investimento para este ano, R$ 450 milhões irão para ações de marketing, o mesmo volume aplicado em 2008 nessa área, incluindo a verba específica para o Carnaval, que somará R$ 50 milhões. Neste pacote estão os recursos para o camarote da Nova Schin, principal marca da cervejaria, na Marques de Sapucaí, onde é a patrocinadora oficial, além dos carnavais de Pernambuco e Bahia.
Em 2008, a empresa investiu R$ 45 milhões nos três eventos, disse o diretor, que apresentou ontem como será o camarote da Nova Schin no Carnaval do Rio neste ano.O evento foi realizado no hotel Copacabana Palace. "Essa crise de crédito e essa onda de pessimismo não afetou de verdade o consumo do dia a dia. Para nós, nem a cerveja nem os demais produtos tiveram impacto em função de crise", afirmou Sacco.
O executivo avalia que só deverá haver influência negativa no consumo de cerveja se houver aumento do desemprego, com consequente redução da renda da população. Segundo ele, a Schincariol em 2008 cresceu 20% tanto em receita quanto no volume de vendas, em comparação com 2007. A participação de mercado da cervejaria é de 13%, o que a coloca na segunda posição do ranking, atrás da Ambev.Já o mercado brasileiro, segundo o executivo, teve alta de 5,5% em 2008, com consumo de 11 bilhões de litros.
O executivo disse que neste ano o mercado brasileiro de cerveja deve crescer menos do que na comparação de 2008 com 2007, mas não estimou porcentagem. Apesar disso, o diretor da Schincariol disse que a cervejaria não pensa em conceder férias coletivas e que não deverá reduzir a produção, de 4 bilhões de litros por ano incluindo todas as bebidas da empresa.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ