Coca-Cola destaca liberdade de gestão

Leia em 1min 10s

Uma das marcas mais conhecidas no mundo, a Coca-Cola é famosa também por guardar sigilo em relação à sua fórmula, que conquista os mais diferentes paladares. Mas segundo o ex-presidente da Coca-Cola Brasil Jorge Giganti, o principal segredo da marca não está em sua composição, mas em sua gestão. Ele afirma que a empresa tem uma cultura de dar liberdade aos gestores, de forma que eles tenham espaço para atuar, ser criativos e ajudar a marca a crescer.

"Quando cheguei à Coca-Cola, não precisei perguntar qual era meu nível de poder para propor as coisas, pois tinha liberdade", disse. Ele relatou que essa cultura o induziu certa vez a aprovar a aplicação da logomarca da Coca-Cola em outra cor que não fosse a vermelha. Isso porque a imagem seria para a camisa do Grêmio, cuja cor é azul e a de seu maior rival, o Internacional, é exatamente vermelha. "Autorizei a impressão em preto e depois recebi uma bronca. Mais tarde a marca acabou adotando essa aplicação em outras situações", ilustrou.

Giganti destacou, ainda, que o líder precisa experimentar constantes mudanças e não pode tomar as decisões sozinhos. "A liderança não é uma pirâmide onde um está lá em cima, fala e todos obedecem: ela tem que ser compartilhada. O segredo da Coca-Cola é a fórmula humana, é essa cultura de dizer: faça, aprenda, erre e continue", disse.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Bebidas: Aumento de imposto será gradual até 2018

Depois de entrar em acordo com o setor privado na semana passada sobre o novo modelo de tributação para be...

Veja mais
Produção de cerveja sobe 1,9% em novembro, aponta Sicobe

A produção brasileira de cerveja voltou a crescer em novembro, após registrar três meses cons...

Veja mais
PepsiCo nomeia Enderson Guimarães para operações globais

O brasileiro Enderson Guimarães, executivo-chefe da unidade europeia da PepsiCo, será responsável p...

Veja mais
Setor de bebidas investirá R$ 32 bilhões até 2018

O setor de bebidas deverá investir R$ 32 bilhões entre 2015 e 2018, segundo um estudo do BNDES, com base n...

Veja mais
Coca-Cola Femsa busca eficiência de custo no país

O grande desafio para a maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo no Brasil em 2015 é a inflação, d...

Veja mais
PepsiCo lança bebida em cápsulas com garrafa reutilizável

O argentino Hernan Marina era diretor de vendas da PepsiCo para a América Latina quando decidiu se aventurar em o...

Veja mais
Pepsico lança no País bebida em cápsulas

Linha está disponível em quatro versões      Trazido pela PepsiCo, uma das p...

Veja mais
Cerveja artesanal força Budweiser a se rejuvenescer

O bar Jake's Billiards, em Greensboro, no Estado americano da Carolina do Norte, oferece 69 tipos diferentes de cerveja ...

Veja mais
Setor de bebidas fecha acordo com Fazenda

O governo e o setor de bebidas frias - água, cervejas, refrigerantes e isotônicos - chegaram a um acordo ac...

Veja mais