Uma das marcas mais conhecidas no mundo, a Coca-Cola é famosa também por guardar sigilo em relação à sua fórmula, que conquista os mais diferentes paladares. Mas segundo o ex-presidente da Coca-Cola Brasil Jorge Giganti, o principal segredo da marca não está em sua composição, mas em sua gestão. Ele afirma que a empresa tem uma cultura de dar liberdade aos gestores, de forma que eles tenham espaço para atuar, ser criativos e ajudar a marca a crescer.
"Quando cheguei à Coca-Cola, não precisei perguntar qual era meu nível de poder para propor as coisas, pois tinha liberdade", disse. Ele relatou que essa cultura o induziu certa vez a aprovar a aplicação da logomarca da Coca-Cola em outra cor que não fosse a vermelha. Isso porque a imagem seria para a camisa do Grêmio, cuja cor é azul e a de seu maior rival, o Internacional, é exatamente vermelha. "Autorizei a impressão em preto e depois recebi uma bronca. Mais tarde a marca acabou adotando essa aplicação em outras situações", ilustrou.
Giganti destacou, ainda, que o líder precisa experimentar constantes mudanças e não pode tomar as decisões sozinhos. "A liderança não é uma pirâmide onde um está lá em cima, fala e todos obedecem: ela tem que ser compartilhada. O segredo da Coca-Cola é a fórmula humana, é essa cultura de dizer: faça, aprenda, erre e continue", disse.
Veículo: Diário do Comércio - MG