A forte presença da loira gelada nos eventos frequentados pela professora Ana Freitas, 28 anos, fez com ela começasse a consumir cerveja frequentemente com os amigos. Mas, pouco atraída pelo sabor dos rótulos tradicionais, o hábito foi ficando para trás. Tempos depois, graças ao dedo de mestres cervejeiros e conhecidos que colecionavam garrafas da bebida especializada, ela se encantou pelas versões premium da loira e passou a consumi-las assiduamente. Ana faz parte de um grupo que potencializa o crescimento de um mercado cada vez mais forte no Brasil, o de cervejas especiais, que em 2014 atingiu um faturamento de R$ 61,4 bilhões, 11,6% acima do ano anterior, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Mintel.
Nacionais ou internacionais, as cervejas premium se caracterizam por um processo de produção diferenciado das comuns. “Para a fabricação desse tipo de produto, são utilizados materiais selecionados e a escala de produção é reduzida, garantindo uma qualidade maior”, explica o sommelier Alberto Cavendish, também proprietário da loja especializada em cervejas premium Capitão Taberna, com cerca de 150 rótulos disponibilizados na loja e preço de uma garrafa variando entre R$ 5 e R$ 180. O público é principalmente de adultos de classe média alta e aponta um refinamento dos padrões de consumo dos brasileiros. “Antes de abrir uma loja no Recife, viajei pelo mundo pesquisando sabores e fiz pesquisas de mercado. Descobri que havia um interesse crescente nesse nicho, principalmente entre adultos de 25 a 35 anos com alto poder aquisitivo”, relata.
É exatamente dentro desse grupo que se encaixa Ana, amante principalmente de cervejas de trigo. “Gosto muito de Erdinger e a Benediktiner. Mas a que eu mais consumo, por ter preço mais acessível e mais acesso, é a Heineken”, comenta. Outro ponto capaz de despertar sua atenção e de outros consumidores é a estética dos rótulos e o cuidado na apresentação da bebida. “É possível encontrar uma a mistura de sabores e aromas muito mais variado dentro das garrafas, e isso é atraente”, comenta.
Grandes redes de supermercados também sentiram o impacto do boom cervejeiro premium. O Pão de Açúcar, rede com a maior variedade de marcas na capital pernambucana, viu o número de rótulos sair de 30 para 150 nos últimos cinco anos de atividade e experimentou 72% de crescimento em vendas no setor do ano passado para cá. “Aumentou o número de transportadoras de cerveja premium para o Brasil e a facilidade de acesso aos produtos. Isso impulsionou o paladar do consumidor a procurar por outros sabores”, comenta o gerente comercial da área de cervejas, Hermínio Vieira. O período de movimentação mais forte para o setor é justamente nas festas de final de ano, tanto para os supermercados quanto para as lojas. “É quando as pessoas buscam presentes para os familiares e amigos e consomem também para as tradicionais comemorações”, complementa.
Veículo: Diário de Pernambuco