Atualmente presente em mais de 40 países, o grupo Ypióca acaba de ampliar a presença internacional de seu principal produto, a cachaça. Bélgica, Finlândia, Noruega e Caribe (Antígua, Barbados, Cayman e St. Martin) já estão comercializando a aguardente brasileira, e o Marrocos e a Romênia devem receber o produto nos próximos meses.
Segundo a empresa, mesmo com a crise, a expectativa é ampliar em 30% as vendas externas este ano. "Para alcançar esse objetivo, vamos apostar no estreitamento das relações comerciais com os parceiros no exterior, no lançamento de novos produtos, no treinamento das equipes de vendas, e em investimentos em divulgação da marca e participação em feiras", informou a Ypióca. Para ampliar os negócios, a empresa também aposta na participação em feiras internacionais.
Em 2008, mesmo com o agravante da crise financeira internacional, as exportações da empresa fecharam o ano em alta, alcançando cerca de 20% em países como Portugal. Outros mercados que tiveram destaque no ano passado foram os Estados Unidos e a França.
O grupo Ypióca foi o primeiro produtor de cachaça brasileiro a exportar, em 1968, para a Alemanha. De acordo com dados da ACNielsen de agosto de 2008, em volume, a Müller, fabricante da 51, possui 28,3% de participação de mercado, a Pitu possui 12,2% de participação e a Ypióca tem 9,3%. Em faturamento, segundo Everardo Telles, presidente do grupo, a empresa ocupa o segundo lugar do mercado.
Em 2008, as exportações representaram cerca de 5% da produção da empresa. A capacidade de produção de aguardente das fábricas do grupo é de 40 milhões de litros. Além de cachaça, a Ypióca produz papelão, garrafas, água e etanol.
Veículo: Gazeta Mercantil