O Grupo Petrópolis, dono das cervejas Itapaiva e Crystal, quer elevar sua participação de mercado neste ano apesar de um cenário que inspira cautela, enxergando oportunidades em regiões ainda pouco exploradas pela empresa
Citando dados da Nielsen, a gerente de propaganda da companhia, Eliana Cassandre, afirmou que a empresa fechou 2014 com fatia de 12,6% do mercado brasileiro de cervejas, ante 12% em 2013. Líder de mercado, a Ambev responde sozinha por quase 70% do mercado.
Eliana afirmou que a perspectiva da Petrópolis para 2015 é de crescimento da participação, mas evitou dar detalhes. "Particularmente para o Grupo Petrópolis, temos a vantagem de termos ainda áreas que não temos presença de maneira efetiva e isso gera oportunidades".
"O Nordeste é uma região que representará crescimento e consolidação em 2015 com o pleno funcionamento da fábrica de Alagoinhas, na Bahia, e a inauguração oficial da fábrica de Itapissuma, em Pernambuco", afirmou Eliana, acrescentando que a companhia atingiu fatia de 13,5% do mercado baiano em 2014.
Em um cenário de crise hídrica, o Grupo Petrópolis disse que não está sendo afetado ainda pela escassez de água, pois sua captação para uso industrial é feita em poços profundos, distante de onde é captada a água que é distribuida nas cidades.
Justiça
Como parte da sua campanha publicitária para o verão, o Grupo Petrópolis lançou esta semana uma edição limitada de latinhas vermelhas da cerveja Itaipava, que já foram responsáveis por uma longa disputa com a concorrente Ambev na Justiça.
A Ambev entrou com um processo contra a empresa em 2011 acusando a Petrópolis de copiar a cor da Brahma, o que poderia confundir os consumidores. Em janeiro deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou reversão de decisão de quatro anos antes, que impedia a Petrópolis de vender latinhas vermelhas.
Segundo Eliana, a companhia avaliará a recepção aos produtos antes de analisar uma eventual extensão da ação para outros períodos desse ano./Reuters
Veículo: DCI