Café é servido até com sorvete; chocolate quente é o mais pedido.
Escolas na região oferecem cursos de degustação de chá e vinho.
As bebidas, desde as mais simples até as mais elaboradas, podem ser um aliado para aquecer durante o inverno. Além de saborosos, os chás, cafés, chocolate quente e vinho ganharam combinações e são servidos com um toque de sofisticação nas cafeterias da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.
Para os apreciadores de chás e vinhos, a região tem até locais específicos para quem gosta de acompanhar as tendências. Nestes locais, chamados de escolas, é possivel aprender a degustar vinhos e chás.
Veja as opções de bebidas para o inverno e suas variações:
O chocolate quente é muito tradicional nesta temporada nas cidades da serra. O consumo de chocolate é tão tradicional nessas cidades, que algumas lojas têm fabricação própria. Campos do Jordão tem sete fábricas.
No Capivari, a loja Toco chega a vender 70 litros de chocolates quentes por dia na alta temporada. “Vende muito e temos variações com chantily, mesclado, conhaque, menta, licores, creme de avelã. É para aquecer mesmo. Temos um segredinho para ficar bom e com a nossa cara. Mas não podemos contar ”, contou a vendedora Greice Kelly. A fábrica da loja fica no bairro Jaguaribe, em Campos do Jordão.
Já o café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros durante todo o ano todo. Nesta época, ele ganha variações e aparece com uma mistura de amarula, caramelo, ganache, leite condensado, chá de hortelã e até sorvete.
"A temperatura fica morna quando é misturado o quente do café com o gelado do sorvete. O nosso café mais tradicional é o moccha, que é ganache ou caramelo, leite, café e espuma. O importante também é a apresentação. Uma pausa para o café é importante para quem quer aproveitar o inverno", contou o subchefe do café Sans Souci, Daniel Trefiglio Alcântara.
O chá é uma bebida quente feita com ervas. Em São Bento do Sapucaí (SP), embaixo da Pedra do Baú, a escola Embahú atrai turistas de todo o país seja para experimentar um chá ou para fazer o curso de degustação.
O Curso Sensorial de Chás aprofunda no desenvolvimento do paladar e as técnicas envolvidas no preparo, análise e degustação do chá especial. São dois módulos com quatro horas de duração.
Em São José dos Campos, a casa de chá Lugar Pleno Chás & Lembranças também tem objetivo de aquecer os clientes e promover a cultura do chá. No local, é possível experimentar um chá em que a combinação tem amêndoas, hibisco, cascas de rosa mosqueta, pedacinhos de maçã, uva e groselha negra e pétalas de flores de centáurea.
“Nós trabalhamos com 40 tipos de chás. Aqui é um lugar de pausar e relaxar. O chá é preparado na hora na mesa do cliente e ele pode ficar vendo a coloração e curte o preparo. Tem que vir com tempo”, contou a proprietária Silvia Tsuji.
Uma opção alcoolica para esquentar é o vinho. A bebida pode ser harmonizado com a comida. De acordo com o empresário Lucas Zanini, dono da loja e distribuidora Vinhos SP, em Campos do Jordão, há muitas opções de vinhos, mas no inverno o mais consumido é o tinto, que é degustado em temperatura entre 16º e 18º.
"Ele é o mais recomendado porque tem mais propriedades que o vinho branco gelado. Uma garrafa tem em média 13% de álcool, mas varia de garrafa para garrafa. Nessa época não pode faltar vinho e fondue, que são uma ótima combinação", afirmou.
Também é possível fazer aulas para degustar vinhos. O curso básico oferecido pela distribuidora custa de R$ 180 a R$ 450. Cada um tem seis horas de duração. Os principais interessados são empresários donos de estabelecimento de alto padrão e funcionários de restaurantes.
Veículo: Portal G1