Femsa compra a brasileira Vonpar por R$ 3,5 bi

Leia em 3min 10s

Aquisição deixará engarrafadora mexicana com 49% do mercado brasileiro de produtos Coca-Cola


  A mexicana Coca-Cola Femsa anunciou ontem que fechou um acordo para compra de 100% do capital da engarrafadora gaúcha Vonpar Brasil. O negócio, que será realizado através da Spal, subsidiária brasileira da Femsa, é estimado em R$ 3,5 bilhões e envolve troca de ações e dinheiro. A conclusão da transação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 
Com a compra da Vonpar, a Femsa reforça sua atuação nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A incorporação desses dois novos mercados permitirá à Femsa aumentar em 25% o volume de bebidas que produz no país, atingindo participação de mercado de 49% nos produtos Coca-Cola.
 
“As pessoas e o histórico da Vonpar são muito importantes para a consolidação do crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil. Estamos confiantes quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas, e estaremos consolidando nossa posição de liderança no país”, disse Ian Craig, diretor executivo da Coca-Cola Femsa Brasil, em comunicado.
 
Empresa familiar fundada em 1948, a Vonpar começou fabricando e distribuindo o refrigerante Laranjinha, marca local gaúcha. Em 1956, tornouse distribuidora dos produtos Coca-Cola e, atualmente, tem quatro unidades de engarrafamento e cinco centros de distribuição. No portfólio de bebidas da Vonpar estão ainda marcas como sucos e chás da Leão Alimentos e Bebidas, a água Crystal — ambas da Coca-Cola — e as cervejas da Heineken Brasil. A divisão de alimentos da Vonpar, que inclui a marca de chocolates Neugebauer e o doce de leite Mu-Mu, segue com a família Vontobel, dona da empresa.
 
A Vonpar tem 4.000 funcionários e atende 15,4 milhões de consumidores, segundo comunicado divulgado pela Femsa. De acordo com a companhia mexicana, nos últimos 12 meses, a Vonpar vendeu 190 milhões de caixas de bebidas, incluindo 23 milhões de caixas de cerveja, gerando R$ 2,026 bilhões de receita líquida e Ebitda (geração de caixa operacional) de R$ 335 milhões.
 
TERCEIRA COMPRA NO BRASIL DESDE 2013
 
Para o diretor executivo da Vonpar, Ricardo Vontobel, o acordo representa o reconhecimento à história da companhia ao longo dos anos.
 
“Construímos uma empresa sólida, embasada nos valores, talentos pessoais e com uma atuação muito importante dos colaboradores, para alcançar os resultados que obtivemos até agora”, disse Vontobel no comunicado divulgado.
 
O Conselho de Administração da Femsa já aprovou a aquisição, segundo a empresa, que ainda terá de pedir a aprovação da The CocaCola Company.
 
A Femsa, que está no Brasil desde 2003, tem sede no México e atua também na América Central, Colômbia, Venezuela, Argentina e Filipinas. Nos últimos anos, os mexicanos fizeram diversas aquisições no ramo de bebidas no mercado brasileiro. Em agosto de 2013, adquiriram por US$ 448 milhões a operação da Companhia Fluminense de Refrigerantes. Em outubro do mesmo ano, desembolsaram US$ 1,8 bilhão pela indústria de bebidas Spaipa, também engarrafadora Coca-Cola, com fábricas em Paraná e São Paulo.
 
Em junho deste ano, Femsa e Coca-Cola Company se associaram para comprar, por US$ 575 milhões, a marca de bebidas de soja AdeS, da Unilever, na América Latina, ampliando seu portfólio de itens saudáveis. Apesar de os refrigerantes ainda serem o principal produto, suas vendas vêm caindo na última década. Com os sucos, as duas empresas querem atrair um público mais jovem.
 
Antes da AdeS, elas compraram em parceria a Sucos Del Valle, por US$ 470 milhões, em 2006. No pacote estavam as seis fábricas da Del Valle no México, onde está sediada, e a unidade brasileira, instalada em Americana, em São Paulo. A Del Valle tem um portfólio com néctares, polpas e concentrados, refrescos e até bebidas lácteas e molhos de tomates.
 
 
Fonte: Jornal O Globo 


Veja também

Itubaína lança latinhas com imagens de brinquedos antigos da Estrela

 Uma parceria entre duas empresas aposta no apelo nostálgico. A marca de refrigerantes Itubaína lan&c...

Veja mais
Setor de cervejas artesanais deve triplicar em três anos

Fabricantes produziram 14 bilhões de litros no ano passado no país e expectativa é crescer mais &n...

Veja mais
Ambev espera melhora nas vendas em 2017

A Ambev não acredita em um movimento muito rápido de reversão da crise que levou à queda do ...

Veja mais
Aquecimento global ameaça indústria do vinho

Na Austrália, uvas estão amadurecendo mais rápido, o que pode comprometer o saborNeil Paulett, um f...

Veja mais
Cervejarias reduzem produção no Brasil em agosto sobre um ano antes

Já na comparação com julho, houve alta de 13%, diz a Receita Federal.O setor produziu 10,856 milh&o...

Veja mais
Vinhos checos ganham fãs pelo mundo

Região da Morávia tem vinhedos excepcionais com variedades de uva difíceis de encontrar  H&aa...

Veja mais
Venda de cachaça aumenta com pior expectativa econômica, diz estudo

Consumo da bebida chegou ao topo com maior pessimismo do brasileiro.Estudo também mostrou que a classe alta tem m...

Veja mais
Capim Cheiroso investe no segmento de bebidas nobres

A meta é estimular o consumo em eventos especiais Com uma produção média anual de 30 mil li...

Veja mais
Estoques de suco de laranja seguem para os níveis mais baixos da história

Caso a demanda seja mantida, reservas da bebida podem chegar em junho de 2017 com 2,06 mil toneladas, uma retraç&...

Veja mais