Aquisição deixará engarrafadora mexicana com 49% do mercado brasileiro de produtos Coca-Cola
A mexicana Coca-Cola Femsa anunciou ontem que fechou um acordo para compra de 100% do capital da engarrafadora gaúcha Vonpar Brasil. O negócio, que será realizado através da Spal, subsidiária brasileira da Femsa, é estimado em R$ 3,5 bilhões e envolve troca de ações e dinheiro. A conclusão da transação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Com a compra da Vonpar, a Femsa reforça sua atuação nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A incorporação desses dois novos mercados permitirá à Femsa aumentar em 25% o volume de bebidas que produz no país, atingindo participação de mercado de 49% nos produtos Coca-Cola.
“As pessoas e o histórico da Vonpar são muito importantes para a consolidação do crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil. Estamos confiantes quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas, e estaremos consolidando nossa posição de liderança no país”, disse Ian Craig, diretor executivo da Coca-Cola Femsa Brasil, em comunicado.
Empresa familiar fundada em 1948, a Vonpar começou fabricando e distribuindo o refrigerante Laranjinha, marca local gaúcha. Em 1956, tornouse distribuidora dos produtos Coca-Cola e, atualmente, tem quatro unidades de engarrafamento e cinco centros de distribuição. No portfólio de bebidas da Vonpar estão ainda marcas como sucos e chás da Leão Alimentos e Bebidas, a água Crystal — ambas da Coca-Cola — e as cervejas da Heineken Brasil. A divisão de alimentos da Vonpar, que inclui a marca de chocolates Neugebauer e o doce de leite Mu-Mu, segue com a família Vontobel, dona da empresa.
A Vonpar tem 4.000 funcionários e atende 15,4 milhões de consumidores, segundo comunicado divulgado pela Femsa. De acordo com a companhia mexicana, nos últimos 12 meses, a Vonpar vendeu 190 milhões de caixas de bebidas, incluindo 23 milhões de caixas de cerveja, gerando R$ 2,026 bilhões de receita líquida e Ebitda (geração de caixa operacional) de R$ 335 milhões.
TERCEIRA COMPRA NO BRASIL DESDE 2013
Para o diretor executivo da Vonpar, Ricardo Vontobel, o acordo representa o reconhecimento à história da companhia ao longo dos anos.
“Construímos uma empresa sólida, embasada nos valores, talentos pessoais e com uma atuação muito importante dos colaboradores, para alcançar os resultados que obtivemos até agora”, disse Vontobel no comunicado divulgado.
O Conselho de Administração da Femsa já aprovou a aquisição, segundo a empresa, que ainda terá de pedir a aprovação da The CocaCola Company.
A Femsa, que está no Brasil desde 2003, tem sede no México e atua também na América Central, Colômbia, Venezuela, Argentina e Filipinas. Nos últimos anos, os mexicanos fizeram diversas aquisições no ramo de bebidas no mercado brasileiro. Em agosto de 2013, adquiriram por US$ 448 milhões a operação da Companhia Fluminense de Refrigerantes. Em outubro do mesmo ano, desembolsaram US$ 1,8 bilhão pela indústria de bebidas Spaipa, também engarrafadora Coca-Cola, com fábricas em Paraná e São Paulo.
Em junho deste ano, Femsa e Coca-Cola Company se associaram para comprar, por US$ 575 milhões, a marca de bebidas de soja AdeS, da Unilever, na América Latina, ampliando seu portfólio de itens saudáveis. Apesar de os refrigerantes ainda serem o principal produto, suas vendas vêm caindo na última década. Com os sucos, as duas empresas querem atrair um público mais jovem.
Antes da AdeS, elas compraram em parceria a Sucos Del Valle, por US$ 470 milhões, em 2006. No pacote estavam as seis fábricas da Del Valle no México, onde está sediada, e a unidade brasileira, instalada em Americana, em São Paulo. A Del Valle tem um portfólio com néctares, polpas e concentrados, refrescos e até bebidas lácteas e molhos de tomates.
Fonte: Jornal O Globo