O consumo de bebida à base de soja é um naco perto do mercado de refrigerantes: enquanto a primeira vendeu R$ 552,4 milhões no ano passado, as bebidas gasosas movimentaram R$ 19 bilhões no varejo, segundo a Nielsen. Mas o que interessa é que a opção natureba vem ganhando cada vez mais adeptos: foi a que mais cresceu entre os não alcoólicos em 2007, registrando aumento de 24,3% na quantidade de goles, enquanto os refrigerantes subiram apenas 5,2%.
Entre janeiro e julho desse ano, a bebida de soja vendeu 18,6% mais que o mesmo período do ano passado. Para dar novo fôlego ao mercado na temporada mais quente do ano, a marca Ades, da Unilever, acaba de investir R$ 12,5 milhões no lançamento da linha Verão Mix Ice, que provoca o efeito "gela goela". "Nós fizemos misturas inusitadas para conseguir essa sensação refrescante", avisa Patrícia Pollice, gerente de marketing de Ades.
São três novos sabores - manga com maracujá, frutas cítricas e pêra com menta - sendo que essa última vem também na versão light. A novidade é apresentada na mídia a partir de 1º de outubro, em campanha assinada pela Ogilvy, e vem junto com uma promoção: a cada quatro litros de Ades (sendo pelo menos dois da nova linha), o cliente leva para a beira do mar ou da piscina uma toalha de banho. "Com este investimento, somamos quase R$ 90 milhões na marca Ades só este ano", diz Patrícia.
O objetivo é continuar no topo da categoria, com 69% de participação em valor e 62% em volume. Hoje, Ades é a principal marca da Unilever em alimentos. Manter isso é tarefa suada, já que a cada dia surgem mais concorrentes oferecendo bebidas à base de soja, inclusive mais baratinhas do que o preço médio de R$ 3,30 cobrado pelo litro de Ades.
Veículo: Valor Econômico