Presente na memória de muitos brasileiros, o refrigerante Grapette, que ficou conhecido pelo slogan "Quem bebe Grapette repete", está de volta ao mercado mineiro. A bebida existe desde os anos 50 e nunca deixou de ser produzida no País, mas estava fora do mercado mineiro desde 2015. Apostando na "onda retrô", a sócia-detentora da marca no Brasil, Saborama Sabores e Concentrados para Bebidas Ltda, está investindo no retorno efetivo da marca para o Estado, por meio de parceria com a indústria Jota Efe, localizada em Ouro Fino, no Sul do Estado.
A marca de refrigerante viveu seu ápice entre os anos 60 e 70, tendo sido o primeiro refrigerante de uva a ser lançado no Brasil. Em Minas Gerais, a marca chegou a ser distribuída pelo grupo Del Rey, mas o contrato da Saborama com a indústria foi cancelado e o refrigerante deixou de ser vendido no Estado em 2015.
Segundo a gerente de marketing da Saborama, Denise Aleteia Roque, o mercado de refrigerante no País é muito competitivo, o que dificulta a consolidação de marcas locais. Diante desse cenário, a Saborama está investindo em uma ação de retorno da marca, apostando no modelo de franquia por meio de engarrafadoras, a fim de garantir uma atuação local.
"Esse é um segmento que não sobrevive enviando produto a longas distâncias. Para ser competitiva, a empresa precisa atuar regionalmente e é exatamente essa nossa estratégia. Nós selecionamos franquias, que são indústrias de bebidas, e cedemos a elas o direito de uso da marca Grapette. Essa franquia, por sua vez, fica responsável por produzir, comercializar e distribuir o produto", explica a gerente. De acordo com ela, a Saborama não cobra royalties das franquias. O lucro da sócia-detentora da marca está na venda do concentrado da bebida, principal ingrediente da receita do Grapette. Todo o lucro da venda final do refrigerante fica com a franquia.
Denise Roque explica que os critérios de seleção da Saborama para as franquias passam, principalmente, pelo histórico, experiência e seriedade da indústria. Características que foram encontradas na Jota Efe, indústria mineira com 67 anos de experiência no mercado de bebidas. A parceria foi finalizada no ano passado e os primeiros lotes do Grapette Uva já começaram a ser comercializados no fim de 2016.
De acordo com o gerente comercial da Jota Efe, Harriman Faria, a indústria atende mais de 10 mil pontos de venda em Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas, para a venda do Grapette Uva, a Jota Efe utilizará uma rede de distribuidores terceirizados para cobrir a rede varejista em distâncias superiores a 300 quilômetros da fábrica. No primeiro momento, a marca será vendida apenas no sabor uva em embalagens de dois litros, 600 ml, 250 ml e 185 ml. A gerente marketing da Saborama afirma que ainda não foi desenhada uma meta de venda para Minas Gerais, mas ela garante que o mercado tem potencial.
"Há cerca de três anos fizemos uma ação de experimentação do produto em Minas Gerais e os resultados foram positivos: a marca foi bem-aceita", afirma. Segundo ela, a intenção da Saborama é atingir todo o território mineiro. Inicialmente isso será realizado pela Jota Efe, mas a gerente afirma que a empresa não descarta a possibilidade de parcerias com outras indústrias no Estado para que o atendimento local seja o mais eficiente possível. Além da expansão pelo Estado, a marca também vai garantir novidades constantes, conforme explica Denise Roque.
"A ideia é sempre fazer lançamentos. Dois deles já estão desenhados para Minas Gerais, sendo o primeiro a versão zero açúcar do Grapette Uva, que deve ser lançada no segundo semestre deste ano. A segunda novidade é o Grapette Uva Verde, que já faz sucesso em outros estados e deve chegar ao mercado mineiro no ano que vem", adianta.
Fonte: Diário do Comércio de Minas