Estrella Galicia retoma projeto de produzir cervejas em Minas

Leia em 3min

A cervejaria Estrella Galicia, que atua no segmento premium, mantém os planos de instalar sua primeira fábrica fora da Espanha em Minas Gerais. Com protocolo de intenções assinado com o governo mineiro em 2017, inicialmente a planta seria construída em Poços de Caldas, no Sul do Estado. No entanto, um ano depois, a empresa cancelou o projeto "por questões empresariais" e segue em busca de outro município para o investimento.

A informação foi confirmada pela companhia, que afirmou que o protocolo de intenções com o governo do Estado continua válido e que a dona da marca, a cervejaria Hijos de Rivera, procura agora outras cidades para instalar a fábrica. A expectativa é de que a unidade entre em operação no ano que vem.

A Estrella Galicia pretende investir cerca de R$ 100 milhões na construção daquela que será a primeira unidade no Brasil. A nova planta terá capacidade para produzir 20 milhões de litros de bebidas por ano e deve gerar ainda 100 empregos, entre diretos e indiretos, conforme acordado com o governo mineiro na época da assinatura do protocolo.

Entre os novos destinos possíveis, estaria Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Apesar de a empresa não ter confirmado a informação, uma fonte do setor que pediu para não ser identificada disse que a cervejaria chegou a negociar um terreno na cidade.

A Estrella Galicia é uma das principais marcas de cerveja da Espanha. A companhia chegou ao Brasil em 2008, com as cervejas especiais Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage.

Há informações de que a operação de vendas brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha e que as cervejas premium da marca respondem por aproximadamente 10% do volume de cervejas vendidas no País. Daí o interesse em investir em uma fábrica em território brasileiro.

Com uma produção de mais de 250 milhões de litros de cerveja ao ano, a Estrella Galícia está consolidada no mercado espanhol e agora avança em países como Austrália, China, Rússia, Estados Unidos e Brasil.

Mercado atrativo - Conforme já publicado, dados do governo mineiro indicam que Minas Gerais consome cerca de 14% de toda cerveja produzida no País e representa um importante mercado para o setor cervejeiro. Paralelamente a isso, Minas oferece diferenciais que têm atraído uma série de aportes no segmento.

Para se ter uma ideia, há rumores de que a cervejaria holandesa Heineken também deverá investir em uma planta industrial em Minas Gerais, em breve. Caso o aporte se confirme, juntamente com o da Estrella Galicia, o Estado vai abrigar mais fábricas de grandes marcas com operações no Brasil, como já acontece com Ambev e Grupo Petrópolis.

No ano passado, o Grupo Petrópolis, dono das marcas Itaipava, Crystal, Lokal Bier, Black Princess, Petra e Weltenburger Kloster, anunciou a construção de uma planta em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a partir de investimentos de R$ 1 bilhão. A inauguração está prevista para julho de 2020.

Também no exercício passado, a Ambev (Skol, Brahma, Stella Artois e Budweiser) anunciou a construção de uma fábrica de latas em Sete Lagoas, na região Central de Minas, ao lado de uma unidade fabril de cerveja. Os aportes chegam a R$ 700 milhões e as obras estão previstas para este ano.       
    

 

Fonte: Diário do Comércio 


Veja também

Concorrentes avançam sobre a Ambev

Enquanto a Ambev enfrenta dificuldades para recuperar participação no mercado de cerveja no Brasil, Heinek...

Veja mais
Em ritmo oposto ao da indústria, produção de bebidas alcoólicas cresce 4,8% em 2019

Bom desempenho do setor de bebidas alcoólicas ajudou a impedir que indústria brasileira tivesse queda aind...

Veja mais
Coca Cola vai digitalizar ponta de gôndolas no PDV

A ação consiste em digitalizar as pontas de gôndolas dos estandes da Coca-Cola, com os painéi...

Veja mais
Unilever estuda vender a marca Lipton

A Unilever estuda vender seu negócio de chás, categoria na qual atua com a marca Lipton – alé...

Veja mais
Varejo 4.0: lojas sem caixa nem estoque exigem mudanças nos vendedores

Empresas de varejo apostam em integração entre físico e digital para seguir relevantes e lucrar mai...

Veja mais
Diageo reporta crescimento de 7% no Brasil impulsionado pelo gim

A Diageo, dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, registrou alta de 7% da receita líquida n...

Veja mais
Minalba inicia venda de água mineral em lata no Brasil

A partir desse mês, a Minalba poderá ser encontrada em nova embalagem: a latinha de alumínio. 100% e...

Veja mais
Cachaça se mira no exemplo da tequila para conquistar o mundo

Enquanto a tequila mexicana conquistou o mundo e agora tem 120 países como clientes, a brasileiríssima cac...

Veja mais
Verão impulsiona a venda de cervejas no país

O brasileiro cada vez mais tem aberto espaço no orçamento para as bebidas. Nessa cesta, ainda, esses itens...

Veja mais