O vinho é uma das bebidas mais antigas e saborosas da humanidade. Feito a partir da fermentação da uva, sua composição atrai amantes pelo mundo todo. Como uma grande variedade no mercado, as opções com uvas familiares como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc, costumam ser os mais pedidos no Brasil.
De acordo com uma pesquisa da Wine Intelligence , as escolhas mais tradicionais prometem continuar em alta em 2020, mas há algumas tendências que prometem ganhar a preferência dos consumidores durante o ano.
Os famosos Rosés
Os rosés viraram um dos mais queridinhos do momento e estão entre as opções mais pedidas pela população brasileira. De acordo com dados da Ideal Consulting, entre 2014 e 2018, seu consumo aumentou de um milhão de litros para mais de cinco milhões - um aumento de 278%; sendo 40% somente em 2018.
Leves, frescos e com uma harmonização versátil, os vinhos rosés não possuem corantes ou aromatizantes. Feitos na maioria das vezes com a técnica de maceração, sua cor acontece de acordo com o tempo em que o mosto fica em contato com a casca da uva. Desta forma, seu processo de produção é bem mais rápido que os vinhos tintos e por isso sua cor fica mais rosada e clarinha.
Sustentáveis e orgânicos
Os vinhos orgânicos simples, os biodinâmicos e os naturais, estão ganhando cada vez mais espaço entre as preferências dos consumidores. Produzidos de maneira sustentável, possuem um sistema de base ecológica muito melhor para o meio ambiente e são vistos como uma grande aposta para o futuro da indústria. De acordo com a pesquisa, além das opções mais naturais, os consumidores, principalmente da geração z , estão optando também por "brancos aromáticos, frescos e com baixo teor alcoólico e por tintos interessantes, com menos taninos".
Embalagens que fazem a diferença
A embalagem também é importante. As garrafas de vinho feitas com vidros mais leves e que possuem rolhas com emissão zero de carbono prometem se destacar entre os pedidos dos consumidores durante 2020. Outra opção que também promete aumentar são os vinhos de lata. Segundo a pesquisa, a bebida enlatada, que já faz grande sucesso no Estados Unidos, deve ganhar mais espaço no Brasil. Considerada como uma opção mais prática para algumas ocasiões, as embalagens são 100% recicláveis.
Espumantes
Os espumantes também estão entre as apostas para o ano. Feitos a partir da segunda fermentação, os vinhos espumantes deixaram de ser consumidos apenas em ocasiões especiais e ficaram mais frequentes entre os pedidos dos brasileiros, resultando em um crescimento de 30% entre 2014 e 2018. Tudo indica que a tendência promete continuar em ascensão em 2020.
Fonte: Consumidor Moderno