O cenário de vinhos no Brasil não só permanece em constante crescimento nesta pandemia como também tem batido recordes históricos nos últimos tempos. A pesquisa da Ideal Consulting mostra, por exemplo, que o mercado brasileiro de vinhos teve uma alta de 31% em 2020, com 501,1 milhões de litros consumidos, contra 383,9 milhões em 2019. E para o primeiro trimestre de 2022 esse consumo crescente se manteve. O levantamento incluiu as lojas especializadas, restaurantes e supermercados.
Essa alta tem feito inclusive no Brasil, que já é considerado um dos principais destinos das exportações chilenas de vinho envasado do mundo, com US$ 148 milhões (entre janeiro e outubro de 2020), ultrapassando os mercados do Reino Unido, Japão e China, conforme demos aqui.
Por conta desse crescimento, muitos supermercados estão revendo suas estratégias de vendas. Um exemplo disso é a rede carioca Prezunic, que ampliou a sua adega e mantém os sommeliers em suas lojas para atender a alta demanda.
"Buscamos sempre manter uma adega de qualidade e diversificada para atender desde o cliente que busca rótulos mais requintados, até aquele que pretende degustar uma boa bebida, levando em conta o custo/benefício", afirma Fabrício Caldas, gerente de compras de bebidas do Prezunic.
Um dos sommeliers, Alexandre Labre, que trabalha na rede há 15 anos, ressalta os perfis de clientes que costumam atender atualmente. "É muito comum recebermos clientes em busca de vinhos para ocasiões específicas. É possível fazer bonito, mesmo com um vinho de custo mais baixo. No caso do Prezunic, temos rótulos de excelente qualidade a preços bastante convidativos, a partir, também, da importação própria feita pela rede", destaca.
Fonte: Super Varejo