Cutrale começa a produzir na Europa

Leia em 1min 40s

A brasileira Cutrale, líder mundial em suco de laranja, confirmou na sexta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, que terá produção própria da bebida também na Europa, há tempos o principal destino das exportações da empresa e do país. 

 

A estréia da Cutrale no mercado europeu tornou-se viável com a aquisição da portuguesa Lara - Laranja do Algarve Ltd, empresa de pequeno porte que tem 25 funcionários e uma fábrica na localidade de Silves, no Algarve. 

 

Ainda que seja o principal pólo citrícola de Portugal, o Algarve tem pouca relevância no tabuleiro global do segmento. Segundo a agência Lusa, produz pouco mais de 7 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranjas e limões por ano, ante as 300 milhões de caixas de laranja esperadas nesta safra em São Paulo, responsável por quase 80% das exportações mundiais de suco. 

 

Sediada em Araraquara, no interior paulista, a Cutrale é a principal produtora e exportadora de suco de laranja do mundo. Com fazendas da fruta e cinco fábricas da bebida no Estado, a companhia foi a 28ª maior exportadora do Brasil em 2007, com embarques de US$ 980 milhões, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). 

 

Além da estrutura brasileira, também composta por uma forte rede de transporte e distribuição, a empresa tem duas fábricas na Flórida (adquiridas em 1996), Estado americano que abriga o segundo maior parque citrícola do mundo. 

 

Na Europa, a estrutura logística da companhia já envolve um terminal de distribuição no porto de Roterdã (Holanda), de onde as exportações proveniente do Brasil são escoadas. Apesar de pequena, a Lara fortalece, portanto, posições em uma região dominada pela Espanha, líder européia no ramo. 

 

Em nota, a Cutrale informou que a compra da Lara "está em linha com a tradicional estratégia da empresa de expandir suas atividades e diversificar suas fontes de matéria-prima na área de cítricos". 

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Rei do Mate venderá embalagens de chá

Em sua primeira convenção anual de franqueados, realizada neste final de semana, a rede anunciou a sua ent...

Veja mais
Estratégia do "mais caro vende mais" dá certo para a Diageo

Poucas empresas podem se dar ao luxo de subir seus preços e, ainda assim, ganhar mais clientes. É o caso d...

Veja mais
Produção de vinho

O Núcleo Tecnológico Uva e Vinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em C...

Veja mais
Coca-Cola compra a líder chinesa de sucos

A Coca-Cola Co. fechou um acordo para comprar o China Huiyuan Juice Group Ltd. por 17,9 bilhões de dólares...

Veja mais
Está reaberta a temporada de aquisições em sucos

A oferta de US$ 2,4 bilhões pelo grupo China Huiyuan Juice feita pela Coca-Cola ajudou a agitar o mercado de suco...

Veja mais
Sem acordo para MP, Receita teme liminares

A Receita Federal teme enfrentar liminares, milhares de ações judiciais e até perder parte da arrec...

Veja mais
Tecnologia identifica os vinhos raros

Cientistas franceses desenvolveram uma maneira de usar aceleradores de partículas para autenticar vinhos raros, a...

Veja mais
Coca-Cola fecha acordo para comprar Huiyuan

A Coca-Cola fechou um acordo para comprar o China Huiyuan Juice Group por 17,9 bilhões de dólares de Hong ...

Veja mais
Vinho - O mítico Petrus é o que todo Merlot gostaria de ser

Nascido de solo excepcional de argila azulada, o Petrus habita todas as listas de melhores. A Merlot é uma das uv...

Veja mais