Seara vai patrocinar Brasil na Copa e será a marca global da Marfrig

Leia em 2min 40s

Em pouco mais de quatro meses no controle efetivo das operações da Seara, a Marfrig Alimentos adotou uma estratégia agressiva para transformar sua mais nova marca em seu principal negócio. O presidente do grupo, Marcos Molina, assina hoje no Rio de Janeiro com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um contrato de patrocínio das seleções masculina e feminina de futebol e todas as categorias coordenadas pela entidade até dezembro de 2014.

 

Em entrevista ao Valor, o diretor de relações com investidores da Marfrig, Ricardo Florence, não revelou quais são as cifras envolvidas na operação. "Somos uma empresa de capital aberto e não podemos revelar esses investimentos", disse. Fontes ligadas a agências de publicidade, no entanto, avaliam que o investimento seja ao redor de US$ 5 milhões por ano, totalizando US$ 25 milhões para o patrocínio de duas copas do mundo e os jogos amistosos que venham a ocorrer nos próximos cinco anos.

 

A aposta na seleção brasileira tem uma estratégia clara: tornar a Seara a marca global do grupo Marfrig. "Esse é um passo muito forte que a Seara deu no fortalecimento de sua marca. Ela será nossa marca global, ficando as demais com uma atuação mais regionalizada", diz Florence. A companhia é dona de nomes como Bassi (carne bovina), Pena Branca e Da Granja (aves) e Mabella (carne de porco), entre outros.

 

Além da exposição da marca Seara, o patrocínio dá direito à utilização do logotipo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em campanhas publicitárias. E a primeira ação de marketing será feita junto com a assinatura do contrato. A empresa vai lançar, já como patrocinadora oficial da seleção brasileira, um sanduíche semipronto que é aquecido no micro-ondas, chamado Hot Hit Picanha. "Nossa ideia é explorar essa possibilidade com várias linhas e categorias de produtos da Seara", completa Florence.

 

A estratégia de usar a Seara como marca principal reforça o foco da Marfrig na categoria de produtos industrializados. Em 2006, apenas 8,5% da receita do grupo era proveniente dos alimentos processados. Em 2009 essa participação subiu para 28% e a perspectiva é de que ocupe um espaço ainda maior dentro do faturamento, uma vez que a marca é considerada pela direção como a que tem a maior vocação para esse tipo de produto.

 

As atenções da Marfrig com a Seara para o futebol começaram este ano a partir do patrocínio dos campeonatos catarinense, carioca e paulista. A ação foi ampliada quando a empresa passou a expor sua marca nas mangas da camisa do time do Santos, patrocínio que mais tarde foi expandido para toda a camisa do time santista. Apenas com o Santos, as estimativas são de que a empresa tenha investido quase R$ 20 milhões.

 

E ao que tudo indica os investimentos em marketing não vão parar por aí. Florence não releva os próximos passos no que se refere à comunicação da Seara, mas afirma que a estratégia, por enquanto, está baseada no futebol. "Faz muito sentido continuarmos esse tipo de estratégia. Teremos cenas dos próximos capítulos para ver", afirma.

 

Veículo: Valor Econômico

 


Veja também

Abate consciente

Nos frigoríficos, a cena em que grupos de trabalhadores são treinados para uma total mudança na cul...

Veja mais
JBS diz que agora vai

O frigorífico JBS Friboi estava em dúvida se deveria ou não voltar a fazer uma captaçã...

Veja mais
Marfrig deve investir R$ 150 milhões em unidade de frangos em Mato Grosso

A processadora de carnes Marfrig firmou protocolo de intenção por meio de sua subsidiária Seara com...

Veja mais
Marfrig investe R$ 150 mi em granja no MT

A Marfrig Alimentos investirá R$ 150 milhões por meio de sua subsidiária Seara Alimentos na constru...

Veja mais
Embarque de frango do Brasil subirá 6%

O Brasil deve ver sua produção de frangos aumentar 4% e as exportações do produto devem cres...

Veja mais
Bolsa da Carne fecha 1º negócio entre MT e SP

Uma carreta com 32 vacas gordas - vendidas por um pecuarista de Mato Grosso do Sul para um frigorífico de S&atild...

Veja mais
Frigoríficos cumprem parcialmente pacto com o Greenpeace

JBS, Marfrig e Minerva, os três maiores frigoríficos de carne bovina do país, terão mais tr&e...

Veja mais
Venda direta da JBS revolta açougueiros paranaenses

Deflagrada recentemente, a estratégia da JBS de promover vendas diretas de carne bovina em municípios do i...

Veja mais
Frigoríficos pedem mais prazo para regularização

Os maiores frigoríficos do País estão pedindo mais prazo para a regularização fundi&a...

Veja mais