Argentinos querem barrar carne suína brasileira

Leia em 2min 30s

Os produtores de carne suína da Argentina, reunidos na Federação Agrária - a mais combativa organização ruralista argentina -, anunciaram após uma assembleia na província de Córdoba que realizarão o bloqueio das pontes que ligam o país com o Brasil para impedir a entrada de produtos suínos made in Brazil, especialmente a polpa de carne suína. "Não podemos mais permitir que exista um chanchoducto (porcoduto) pelo qual chegam aqui animais de outros países, que afetam nossa produção e provocarão o desaparecimento de pequenos e médios produtores", afirmou Eduardo Buzzi, líder da Federação Agrária, que acusa o governo argentino de permitir o que denomina de "invasão" brasileira.

 

Buzzi, famoso por sua capacidade de mobilização desde que em 2008 e 2099 foi um dos principais protagonistas dos protestos ruralistas contra o governo da presidente Cristina Kirchner, indicou que os piquetes nas vias de acesso às pontes ocorrerão no prazo máximo de 15 dias. "Vamos fazer o controle dos carregamentos e pedir que os caminhões deem meia volta e retornem ao Brasil", ameaçou Ciríaco Fortuna, um dos líderes da Federação.

 

No dia 3 de abril os produtores anunciaram a realização de piquetes contra os suínos brasileiros. Mas, três semanas depois decidiram suspender as manifestações de forma "temporária", já que na ocasião o Ministério da Agricultura havia assumido o compromisso de moderar" a entrada de carne suína brasileira.

 

O setor suíno argentino possui um longo currículo de conflitos com os produtores brasileiros. Os confrontos iniciaram em 1997, durante o governo do presidente Carlos Menem (1989-99), quando os produtores locais começaram a reclamar sobre supostas "invasões" de suínos brasileiros, além de acusar os brasileiros de fornecerem milho subsidiado como alimentos aos suínos.

 

Em várias ocasiões entre 1997 e o ano 2001 os produtores argentinos fizeram piquetes nas estradas próximas à fronteira para impedir a passagem dos caminhões que transportavam carne suína proveniente do Brasil.

 

Consumo maior - Mas, com a crise de 2001-2002, a carne suína saiu da longa lista de produtos "sensíveis", já que a importação despencou e os produtores locais recuperaram o mercado. Mas, o aumento do consumo interno - devido à queda do consumo da carne bovina, produto cujos preços dispararam nos últimos três anos - e o conseqüente aumento das importações (crescimento de 30% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com 2010) despertaram os sentimentos protecionistas entre os produtores.

 

A presidente Cristina Kirchner, que no ano passado em discurso na TV afirmou que a carne de leitão era "afrodisíaca", lançou o programa "Porco para todos", que consiste em um sistema de venda de produtos suínos a "preços populares" (50% mais baixos que o normal) para os setores mais pobres da população.

 

No entanto, os partidos da oposição afirmaram que o programa não passa de "populismo", já que ele não representa mais de 0,01% do consumo diário dos argentinos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preço da arroba do boi no Brasil seguirá em alta este ano

Falta de oferta, baixa demanda e o clima são as razões principais para a oscilação nos valor...

Veja mais
Embarques de carne bovina recuam

Depois de encerrar o primeiro semestre com queda no volume de carne bovina exportado e alta na receita com as vendas, a ...

Veja mais
Lucro da Doux Frangosul despenca em 2010

A Doux Frangosul, que desde 2009 vem atrasando os pagamentos aos criadores integrados de frangos e suínos no Rio ...

Veja mais
Preço do Frango e do suíno sobe no Estado de São Paulo

Nos últimos 30 dias, houve alta nos preços do frango resfriado na distribuição em São...

Veja mais
Preço médio do suíno vivo subiu 0,9% no 1º semestre

O preço médio do suíno vivo em Minas encerrou junho com variação positiva de apenas 0...

Veja mais
Russos aceitam retomar compra de carne do país

Um mês após anunciar o embargo à importação de carnes de 85 estabelecimentos em tr&eci...

Veja mais
Rússia restringirá compras por frigorífico

Embargo a produto deixa de ser aplicado por Estado. Será divulgada lista de unidades vetadas.   O embargo ...

Veja mais
Rodopa investe para ampliar capacidade e crescer em carne

Pouco mais de um ano após iniciar seu processo de profissionalização, a Rodopa Alimentos - dona da ...

Veja mais
Brasil bate novo recorde nas vendas de frango ao exterior

Apesar do bom resultado, as altas em volume e arrecadação não são suficientes para cobrir os...

Veja mais