A expansão do consumo de carne bovina na China está deixando de ser promessa e já rende uma boa receita para exportadores do produto.
O faturamento com as vendas brasileiras de carne "in natura" para Hong Kong --porta de entrada da carne brasileira na China-- subiu 140% no primeiro semestre.
Dados da JBS, empresa do setor com presença global, mostram que outros países também estão se beneficiando do maior apetite chinês.
A participação de China, Hong Kong e Vietnã nas exportações totais da empresa passou de 14,8% no segundo trimestre de 2012 para 27,5% neste último. A região puxou o aumento de 27% na receita da companhia com as vendas externas, que somaram quase US$ 3 bilhões no período.
Até abril, as exportações da JBS a partir da Austrália para a China ultrapassaram o registrado em todo o ano passado, segundo Jeremiah O'Callaghan, diretor da JBS.
Tradicional consumidor de carne suína, a China está se tornando um mercado mais rico e exigente. A demanda por suínos continua, mas O'Callaghan destaca uma procura maior por cortes especiais. As vendas de carne de cordeiro da JBS Austrália para a China aumentaram 260% no primeiro semestre.
"O mercado está buscando produtos mais sofisticados no exterior", diz o executivo.
Mas esse é só o começo. Segundo O'Callaghan, um aumento de 500 gramas no consumo per capita na China representará uma demanda adicional de 700 mil toneladas --o equivalente à metade das exportações brasileiras.
Veículo: Folha de S. Paulo