Consumo de pescado no país cresce 23,7% em 2 anos

Leia em 2min 50s

Média por habitante é de 11,17 kg.


Os brasileiros hoje consomem muito mais pescado do que antigamente, para surpresa até de especialistas das áreas de alimentação e abastecimento. Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a média por habitante ano no país alcançou 11,17 quilos em 2011, nada menos do que 14,5% a mais do que em relação ao ano anterior. Já entre 2009 e 2010 o ritmo de crescimento da demanda foi de 7,9%. Em dois anos (2010 e 2011) o crescimento da demanda por peixes e frutos do mar aumentou em média 23,7%. Assim, pode-se acreditar, com alguma margem de segurança (as importações continuaram aquecidas), que atualmente os brasileiros já devem consumir pescado na média mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 12 quilos por habitante/ano.

Este fenômeno de aumento acentuado de consumo de pescado, que se repete em outras partes do mundo, pode ser explicado no país por alguns fatores, segundo Eloy de Sousa Araújo, Secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). "Nos últimos anos a condição de vida dos brasileiros melhorou, a moeda nacional, o real, readquiriu o poder de compra e a população procura alimentos mais saudáveis para consumo, sendo o pescado uma excelente opção", avalia.

O crescimento no consumo foi confirmado com a divulgação do Boletim Estatístico do MPA sobre a produção brasileira de pescado em 2011, o mais recente disponível. O boletim permitiu relacionar a produção nacional com as importações e exportações de pescado neste ano de referência, bem como avaliar em perspectiva os anos anteriores e as tendências de mercado.


Novo patamar - "Há uma década os supermercados não contavam com espaço para a exposição de peixes congelados e principalmente frescos, que era no imaginário popular característica de local sujo; os supermercados desmistificaram isso e hoje encontramos o tambaqui, a pescada amarela, o pargo e a cioba apenas pra citar alguns", recorda o secretário Eloy Araújo. Com o tempo, os jovens descobriram os sashimis da culinária oriental e os restaurantes de comida a quilo nas cidades passaram a oferecer pescadoS aos seus clientes. Também a indústria inovou com produtos de preparo mais fácil, de cortes prontos às pizzas de sabor atum.

A demanda aquecida motivou a indústria do pescado, sobretudo da aquicultura (cultivo de pescado), que é a modalidade com mais espaço para crescer a produção. Ainda em 2011, a criação de pescado em cativeiro no Brasil atingiu 628,7 mil toneladas, o que representou um crescimento de 31,1% em relação ao ano anterior. Entretanto, este grande empenho ainda foi insuficiente para atender a demanda. Naquele ano, a produção brasileira de pescado alcançou 1,43 milhão de toneladas, das quais uma pequena parte, 42.263 toneladas, foi destinada à exportação. E o país ainda precisou importar 37% do pescado consumido.

Além dos peixes nacionais, o país tem uma das maiores biodiversidades em pescado do planeta, como se pode observar em mercados populares e supermercados -, os brasileiros tradicionalmente apreciam peixes de águas frias, como o bacalhau (Cod Fish do mar do Norte), da Noruega, e o salmão, proveniente especialmente do Chile, mas também da Argentina e da China. Também peixes mais baratos da Ásia começaram a chegar à mesa dos brasileiros. O fato é que, em 2011, as importações apresentaram um déficit da ordem de US$ 1 bilhão.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Bahia ainda compra 40% do frango que consome

Com 150 milhões de aves, Bahia ocupa a 10ª posição na produção nacional de frang...

Veja mais
BRF aprova Sérgio Fonseca como novo CEO Brasil

A BRF anunciou, na noite desta quinta-feira, 17, o nome de Sérgio Carvalho Mandin Fonseca para o cargo de diretor...

Veja mais
Consumo de pescado no Brasil aumenta 23,7% em dois anos

Os brasileiros hoje consomem muito mais pescado do que antigamente, para surpresa até de especialistas das &aacut...

Veja mais
Volume de carne bovina brasileira exportada cresce 19,4% em 2013

O mercado de carne bovina confirmou seu bom momento ao fechar o acumulado entre janeiro e setembro com um crescimento de...

Veja mais
Preço do pescado volta a subir em Belém

Seguindo a tendência dos últimos 12 meses, o preço do pescado voltou a subir na capital paraense dur...

Veja mais
"Renda" do frango cresce e já equivale à do boi

O valor da produção do frango representava 38% do registrado pelo boi em 2004. Esse percentual subiu para ...

Veja mais
Após aval russo a 6 frigoríficos, Brasil mantém venda de carne

Anunciada na sexta-feira, a decisão da Rússia de liberar as exportações de seis frigor&iacut...

Veja mais
Encontro discute defesa pecuária no Brasil

"Defesa Animal, uma visão sem fronteiras". Este é o tema do Encontro Nacional de Defesa Sanitária A...

Veja mais
Brasil quer eliminar barreiras às vendas de carne bovina e aviões para a China

O Brasil sinalizou à China que espera ver resolvidos pelo menos dois obstáculos imediatos que afetam expor...

Veja mais