Os custos de produção de suínos e frangos no Brasil tiveram nova alta em abril, após queda em março, devido a aumento nos preços com rações e transportes, informou nesta sexta-feira Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias), unidade da Embrapa.
O índice ICPSuíno/Embrapa subiu 2,95 por cento no mês, tocando 224,24 pontos, recorde histórico do indicador. No ano, o índice acumula alta de 9,89 por cento, disse a Cias.
Já o ICPFrango/Embrapa teve alta de 3,14 por cento em abril, para 221,54 pontos, somando alta de 10,35 por cento até o momento em 2016, segundo a Cias.
O aumento dos indicadores acontece em momento de alta dos preços do milho, principal ingrediente das rações, o que vem diminuindo as margens operacionais dos produtores de aves e suínos.
Em meio a condições de seca e redução nas projeções da safra de inverno do milho, analistas acreditam que o problema na oferta deve persistir até o segundo semestre de 2017, prejudicando os custos dos produtores, apesar do aumento das importações.
Veículo: Site Jornal Extra - RJ