O pedido será considerado à medida que as negociações avançarem
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mics), Marcos Pereira, pediu em reunião com a comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, na última sexta-feira (8), que o bloco inclua a carne bovina e o etanol nas negociações para acordo de livre comércio com o Mercosul.
A comissária afirmou, no entanto, que o pedido será considerado à medida que as negociações avançarem, informou o ministério brasileiro em nota.
Cecilia Malmström ainda negou que a saída do Reino Unido da UE possa atrapalhar as negociações, quando questionada sobre o tema. Segundo ela, “há mais perguntas que respostas" sobre o assunto e a efetiva saída do Reino Unido do bloco europeu pode levar até dois anos. “Até lá, a UE permanece negociando como um bloco de 28 países”, disse ela, segundo o Mics.
Durante o período de trocas de ofertas entre os blocos, realizado em maio, a UE não apresentou uma oferta quantitativa de cota para a carne bovina do Mercosul, o que frustrou representantes da indústria brasileira.
Produtores agropecuários da UE têm realizado forte oposição ao livre comércio de carne com o Mercosul, sendo que a associação de produtores Copa-Cogepa já se posicionou oficialmente contra um eventual acordo.
O ministro Marcos Pereira participou de reuniões de ministros do Comércio do G20, em Xangai, no fim de semana.
Veículo: Portal O Presente Rural