As Filipinas suspenderam as importações de carne do Brasil em razão de preocupações sanitárias. A decisão foi tomada após os Estados Unidos de proibirem a compra de carne bovina in natura brasileira, em junho, depois que vários carregamentos não passaram no controle de qualidade norte-americano.
O secretário de Agricultura filipino, Emmanuel Piñol, disse que uma "equipe de segurança alimentar" do país irá ao Brasil em 26 de julho para inspecionar indústrias.
O Brasil, maior exportador global de carne bovina e de frango, responde por 6% das importações filipinas de carne, segundo a imprensa local."Isso envolve a saúde dos consumidores filipinos e nós não podemos tomar esse risco", afirmou Piñol à Reuters.
As Filipinas são um importador menor do produto brasileiro, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). De janeiro a maio deste ano, as Filipinas compraram US$ 20,8 milhões de carne bovina do País.
Carne Fraca
Recentemente, o ministro da Agricultura Blairo Maggi declarou que as exportações brasileiras de carne bovina in natura devem se manter firmes no segundo semestre deste ano, apesar das turbulências registradas no setor desde a Operação Carne Fraca, realizada em março de 2017.
Fonte: DCI São Paulo