Diretoria da ABCS debate o uso da ractopamina na suinocultura brasileira

Leia em 2min 10s

Após o lançamento da sexta edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), na quinta-feira (13), em São Paulo (SP), a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) reuniu-se com as afiliadas estaduais para apresentar a atuação da entidade nacional nas demandas que tangem o elo político institucional da suinocultura. Como destaque, o presidente da entidade, Marcelo Lopes, ponderou a necessidade dos suinocultores debaterem o uso da ractopamina na produção brasileira e os impactos de o Brasil voltar a exportar a proteína suína para Rússia.

 

“A exportação de carne suína representa aproximadamente 18% do mercado, mas ela é quem tem ditado o valor pago pelo suíno dentro do mercado interno – lei de oferta e da procura. Dessa forma coloco o tema em discussão e acredito na importância de chegarmos a um consenso de forma construtiva”. Lopes comentou, ainda, que a queda nas exportações neste ano só não foi maior porque houve crescimento nos embarques para outros mercados, como Hong Kong e China.

 

Durante a reunião, cada afiliada ponderou os benefícios da ractopamina e os impactos negativos que ela causa em alguns mercados internacionais. Para a ABCS, o debate mostra o amadurecimento da cadeia. “Ficou claro que os suinocultores estão caminhando para um diálogo democrático e construtivo, pois cada associação se comprometeu em fazer um estudo econômico do impacto financeiro utilizando o produto, além de conversar com as suas bases sobre o tema”, destacou Lopes.

 

Além da Ractopamina, o diretor técnico da ABCS, Francielmir Machado, tratou dos encaminhamentos da Instrução Normativa 14 e destacou a inviabilidade das exigências de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e dos outros artigos do texto para o setor produtivo. Em seguida foi apresentada a Consulta Pública de Bem-Estar Animal, na qual a ABCS propõem uma norma orientativa e não impositiva.

 

“A Associação está atuando de forma proativa nos dois temas e buscando melhorias para a cadeia como um todo. Os trabalhos da ABCS são desenvolvidos em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na tentativa de fortalecer todos os elos da cadeia produtiva”, ponderou Machado.

 

Ao final do encontro, o presidente Marcelo Lopes destacou a importância do entrosamento do setor para que ABCS atue de forma efetiva e estratégica junto aos órgãos federais. “Representamos a suinocultura brasileira e estamos sempre acompanhamos os entraves e os cenários da produção para assim defendermos políticas púbicas adequadas a produção nacional”.

 

Fonte: Suíno Cultura Industrial

 


Veja também

Carne de frango: perspectivas de mais embarques no mês

Completada a primeira metade do mês (ou, em termos de exportação, nove dos 19 dias úteis de s...

Veja mais
Firmeza nos preços da carne bovina no atacado

Pela terceira semana os preços da carne bovina aumentaram no atacado. Na comparação semanal, a valo...

Veja mais
Alta no preço de insumos reduz oferta de boi confinado no Oeste de SP

A quantidade de bois confinados no Oeste de São Paulo está menor neste ano. Com a seca intensa e a falta d...

Veja mais
Mercado de suínos: melhora de preços no atacado

No mercado físico de cevados, mesmo com a aparente melhora na demanda nos últimos dias, a oferta de animai...

Veja mais
Desempenho do frango vivo na 2ª semana de setembro

O frango vivo negociado no interior paulista completou a segunda semana de setembro cotado a R$3,25/kg. Como havia encer...

Veja mais
1º semestre: abates de frango recuam, mas não a produção

Como o IBGE ressaltou na semana passada, o segmento produtor de alimentos de origem animal mais afetado pela greve dos c...

Veja mais
Carne bovina: margem do varejo caiu 6,8 pontos percentuais desde julho em São Paulo

No varejo, ao contrário do que aconteceu no atacado esta semana, os preços caíram. Em São Pa...

Veja mais
Frango: Procura aumenta e eleva cotações

Passado o feriado de 7 de setembro (Dia da Independência), a demanda doméstica por carne de frango reagiu, ...

Veja mais
Frango vivo (SP) obtém novo reajuste, segundo da semana

Desta vez, porém, o acréscimo obtido foi mais modesto: retornou àquele“padrão” v...

Veja mais