A Semana do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, é uma das ações do governo para elevar o consumo de pescado no Brasil, fazendo com que passe dos atuais 7 kg/ano por pessoa para 9 kg/ano em 2011. Hoje (3), o ministro Altermir Gregolin visitou dois supermercados de Brasília para divulgar a semana, que começou no último dia 1º e termina no próximo dia 11. A campanha também serve para contribuir com a meta do setor pesqueiro brasileiro de aumentar em 40% a produção nos próximos quatro anos.
“Ao aumentar o consumo, puxamos a produção e criamos as condições para desenvolver o grande potencial que o Brasil tem para produzir pelo menos 20 milhões de toneladas ano” afirmou Gregolin. Atualmente, o Brasil produz 1,72 milhões de toneladas por ano.
De acordo com o ministro, o brasileiro já está consumindo mais pescado. “No ano passado, importamos 209 mil toneladas de pescado, mais de 600 milhões de dólares de importação. Isso significa que precisamos aumentar a oferta e isso é bom” afirmou Gregolin. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 kg/ano.
Para o ministro, alguns fatores que ainda dificultam o aumento do consumo de peixe pelos brasileiros são o aspecto cultural, em algumas regiões; a oferta e a diversidade, que poderiam ser maiores; e a rede de distribuição e os preços, que poderiam ser mais acessíveis. Ele observou, no entanto, que “já temos preços para todos os gostos e todas as rendas.”
Durante a Semana do Peixe a venda de pescado nos supermercados cresce, em média, 40%. “Este ano queremos superar os 50%” afirmou Gregolin. Alguns consumidores, entretanto, reclamam dos preços do produto. “Não dá para consumir direto”, diz Dulce Maria, que considera alto o preço do peixe.
Uma rede de supermercados de Brasília registra aumento de 48% na Semana do Peixe. Entre 2008 e 2009, ela teve crescimento de 15% na venda de pescado, de acordo com um de seus diretores.
À noite, o ministro participará de jantar organizado pelas instituições que apoiam a Semana do Peixe, como as Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação de Bares e Restaurantes (Abrase).
Veículo: Agencia Brasil