É bom para a população e ajuda a reforçar o caixa das empresas, que pretendem vender 30% mais.
Campanha do governo tem o objetivo de elevar o consumo de pescados pelos brasileiros, que não passa de 6,8 quilos per capita ao ano.Com o objetivo de promover o consumo de pescado no País, as redes de supermercados realizam a 6ª edição da "Semana do Peixe". O evento, que acontece até o dia 15 de setembro, pretende incrementar em até 30% as vendas de peixes e frutos do mar, em comparação com igual período do ano passado. As atividades da semana incluem entrega de panfletos com informações sobre os benefícios do alimento, cursos de culinária e descontos médios de 20% no preço final do produto.
A ação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com o presidente da entidade, Sussumu Honda, a aposta é em vendas 30% maiores neste ano, em relação à edição passada. Para atrair os consumidores, as lojas foram decoradas com material de divulgação. "Algumas redes estão distribuindo informações sobre os benefícios de se comer peixe. Trata-se de uma campanha importante de conscientização".
O Wal-Mart aproveitou o evento para oferecer descontos de 20% nos preços desses itens. Por causa do sortimento de 100 espécies de peixes, incluindo os de água doce e salgada, filés, postas, crustáceos e moluscos, a categoria apresenta bons resultados, com crescimento médio de 10% ao ano.
De acordo com o vice-presidente de perecíveis Sérgio Noia, no último trimestre, as vendas já dobraram o valor médio do ano. No período entre 1 e 15 de setembro, a expectativa é elevar as vendas em cerca de 25%.
No Carrefour, serão realizadas degustações de diversos fornecedores. Além disso, os clientes receberão folders explicativos sobre como fazer a melhor escolha do peixe, o modo de preparo e receitas diferenciadas. Nas compras com o cartão próprio da rede, os clientes recebem descontos de 10% na categoria de peixes enlatados.
Entre os destaques de espécies na semana estão salmão, corvina, cação em postas, sardinha, lula, camarão cinza, tambaqui e pintado. No total, são cerca de 60 tipos de pescados disponíveis, entre peixes inteiros, filés, postas, crustáceos e moluscos, frescos e congelados. Também participam da campanha os enlatados e produtos congelados, como medalhões, empanado e empanadinho de merluza.
Já o Grupo Pão de Açúcar participa pelo sexto ano consecutivo com todas as suas redes – Extra, Pão de Açúcar, CompreBem, Assai e Sendas. Para repassar os benefícios aos seus consumidores, a área comercial da empresa reforçou os pedidos, o que resultou em preços até 15% menores em relação aos praticados regularmente. A expectativa com a ação é de alta de 20% nas vendas de peixes e frutos do mar, se comparado ao mesmo evento do ano passado.
Em 2008, a Semana do Peixe foi realizada em 70 redes de supermercados em todo o País, envolvendo cerca de 1,5 mil lojas participantes. De acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, a venda de pescados nesses estabelecimentos cresceu em média 60% com relação ao mês anterior, superando todas as expectativas de resultados.
Saúde – A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo de 12 quilos de pescados per capita ao ano. Na Europa, esse número chega a 16 quilos, enquanto no Brasil, não passa de 6,8 quilos.
O peixe é fonte de vitaminas A, B e D, além de sais minerais, como cálcio e fósforo. A principal vantagem nutricional está no alto teor de gorduras benéficas, como o Omega 3, que reduz o risco de doenças cardiovasculares e circulatórias, além de ação anti-inflamatória.
Veículo: Diário do Comércio - SP