Café: safra 2008/09 chega ao mercado

Leia em 2min 30s

Um maior volume de café arábica da safra 2008/09 começou a ser disponibilizado no mês de julho. Além de favorecer o andamento da colheita, o tempo firme durante todo o mês fez com que boa parte do café estendido nos terreiros começasse a alcançar as condições adequadas para as etapas seguintes de beneficiamento e armazenamento.

 

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nem mesmo as temperaturas mais baixas chegaram a representar riscos, visto que o frio não foi suficiente para causar geadas, que danificariam os cafezais.

 

Ainda assim, segundo o Cepea, em algumas regiões produtoras de arábica, como no Cerrado mineiro, o índice de grão verdes e miúdos continuava alto em julho. Apesar da demora para que lotes da nova safra cheguem ao mercado, a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que a produção atual seja de 45,5 milhões de sacas, na safra anterior, foram 33,7 milhões de sacas.

 

Além de o clima ter atrasado o início da colheita, chuvas irregulares no segundo semestre de 2007 implicaram em floradas tardias, agentes comentam que o avanço das atividades tem sido dificultado também pela baixa disponibilidade de mão-de-obra para as lavouras e pelo aumento dos custos de máquinas colhedeiras, boa parte das regiões produtoras realizam colheita mecanizada.

 

Sul - No Sul de Minas, maior região produtora de café no país, as atividades de colheita alcançavam apenas 40% até o fim de julho. No Paraná, a colheita estava próxima de 60% no mesmo período. A região da Zona da Mata mineira que, juntamente com os paranaenses, começa a safra mais cedo que as demais regiões, contava com cerca de 70% da safra colhida no início de agosto.

 

Com esse quadro, a previsão é que a colheita prossiga até o início de outubro, período que deve coincidir com o início das primeiras floradas da próxima safra (2009/10). Com a grande carga de café que está sendo colhida, os pés ficam debilitados e a produção do ano que vem deve ser menor, marcando a bianualidade típica da cultura.

 

O Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor teve média de R$ 250,52/saca de 60 kg (posto em São Paulo) em julho, queda de 2,05% sobre junho. A redução deveu-se ao fraco desempenho dos contratos futuros de café na bolsa de Nova York (ICE Futures).

 

Nem mesmo a confirmação dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), a partir de setembro, que tem o intuito de reter parte da oferta no Brasil de modo a proporcionar melhor remuneração ao produtor, foi suficiente para elevar as cotações externas no acumulado do mês. No dia 31 de julho, o primeiro vencimento (Setembro) de café arábica na bolsa de NY fechou em 139,35 centavos de dólar por libra-peso, queda de 9,05% sobre o encerramento de junho.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Alimentos puxam queda da inflação para baixa renda

Índice subiu 0,61%, ante taxa de 1,29% em junho; porém, o acumulado do ano continua em patamar elevado &n...

Veja mais
Inflação tem recuo no atacado e no varejo

A inflação de produtos agrícolas no atacado e de alimentos no varejo recuou bastante em julho, cont...

Veja mais
Preço dos grãos pode comprometer plantio

A soja levou mais um tombo ontem na Bolsa de Chicago (CBOT) e fechou em US$ 12,1350 o bushel (contrato setembro), queda ...

Veja mais
Em 6 anos, 3 milhões entram na classe média das grandes capitais

Estudo do Ipea mostra que taxa de pobreza nas 6 maiores regiões metropolitanas caiu de 32,9% para 24,1% Adriana...

Veja mais
Alimentação pressiona menos e IPC-Fipe recua para 0,45%

O prosaico pão francês ficou 158% mais caro nas padarias da capital paulista desde julho de 2000, segundo d...

Veja mais
Ministro defende nova elevação do aperto fiscal

PAULO DE ARAUJO   O ministro da Fazenda, Guido Mantega, cogitou ontem elevar novamente a meta de superávit...

Veja mais
Mantega quer superávit nominal contra juro

Governo discute internamente proposta do ministro de elevar contenção de gasto para ajudar BC a combater i...

Veja mais
Emprego e renda em alta estimulam o avanço do crédito

Cenário econômico mais previsível permite a concessão de empréstimos com menor risco d...

Veja mais
Prazo maior mantém crédito em alta

 Márcia De Chiara   Os efeitos das altas taxas de juros impostas pelo Banco Central (BC) para conter...

Veja mais